Baja Portalegre 500 termina com vitória brasileira

A mais tradicional prova off-road de Portugal terminou com o Brasil no alto do pódio da classe FIA T4 (UTVs). Cristiano Batista, ao lado do navegador português Fausto Mota, conquistou mais uma etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Baja – a Baja Portalegre 500 –, com o Can-Am Maverick XRS da South Racing Transmáquinas. Com direito à quinta posição geral na classificação dos carros. O piloto de Patos de Minas já havia vencido na Baja Itália e sido o segundo na Baja Aragón (Espanha).

Batista e Mota fecharam a especial da sexta-feira (70 quilômetros) na quinta posição da T4, 31ª na geral. No segundo estágio, sábado, com 180km, aproveitaram as condições complicadas, com chuva forte (granizo em alguns trechos) e cursos d’água cheios para avançar, com o quinto lugar geral, à frente de vários protótipos da categoria T1.

O desempenho da dupla foi ainda mais impressionante na última SS, de 204km: quarta posição. Os UTVs voltaram a levar vantagem, com o Can-Am Maverick T3 de João Dias e João Miranda como o mais rápido de todo o pelotão. Das 95 duplas que iniciaram a disputa, apenas 32 conseguiram completá-la.

Entre os abandonos, o de Guilherme Spinelli e Gustavo Gugelmin (Mitsubishi Triton SR T1), a 75 quilômetros do fim. O pentacampeão do Sertões e o navegador campeão mundial chegaram a ocupar o décimo lugar geral (sexto na T1) após a penúltima especial.

“Havia muitos rios cheios e acabamos tendo alguma consequência de água no motor que gerou um consumo de óleo excessivo. Caiu a pressão de óleo e tivemos que parar para não quebrar o motor. Tentamos de tudo, mas realmente não tinha o que fazer, somente abandonar”, lamentou Guiga. A vitória geral ficou com João Ferreira e David Monteiro (Mini John Cooper Works Rally T1).

Motos

Representante brasileira nas motos, Janaína Souza encarou o desafio com uma Yamaha Teneré 700 – uma máquina pouco ágil para as especiais estreitas e sinuosas da Baja Portalegre. Ainda assim, completou a prova na 70ª posição entre os 93 pilotos que terminaram. Com direito à vitória na categoria MTT4 e na categoria feminina.

A vitória nas duas rodas foi decidida por um décimo de segundo. A diferença que superou Martim Ventura do alto do pódio, ocupado por Antonio Maio.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais