Toprak Razgatlioglu e a BMW conquistam o Mundial de Superbike 2024
Mundial de Superbike 2024 definido antes mesmo das corridas do domingo da última etapa da temporada, em Jerez de la Frontera. Um segundo lugar na primeira prova do fim de semana foi suficiente para que Toprak Razgatlioglu (BMW M1000RR / RoKit BMW) confirmasse seu segundo título e o primeiro da BMW. Consequência de um ano de supremacia que não foi ameaçada mesmo com a ausência nas etapas de Magny-Cours (França) e Cremona (Itália), em consequência de uma lesão pulmonar.
Com uma desvantagem de 46 pontos e 60 ainda em jogo, Nicolo Bulega (Ducati Panigale V4R / Aruba.it Ducati) dependia de um milagre para conquistar o campeonato em seu ano de estreia na categoria. O italiano fez sua parte, largou da pole e liderou as 20 voltas para ficar com a vitória. Sem ser ameaçado, Toprak fez uma prova solitária na segunda posição para fazer a festa após a quadriculada. Os cinco primeiros lugares foram ocupados por motos diferentes – Andrea Locatelli (Yamaha YZF R1 / Pata Yamaha) completou o pódio, à frente de Alex Lowes (Kawasaki ZX10-RR / KRT) e de Iker Lecuona (Honda CBR 1000RR-R / HRC).
Adaptação
A missão do turco, campeão pela primeira vez em 2021, de Yamaha, não foi das mais simples. Em poucos meses ele se adaptou à moto alemã e conseguiu tirar o melhor dela com as novas regras (lastro conforme o peso do piloto e mudanças na posição de pilotagem com os tanques menores). Venceu 17 corridas, com direito a quatro varridas consecutivas.
“Não sinto mais qualquer pressão, para mim o ano já acabou. Espero me divertir nas duas últimas corridas. Ninguém acreditava em mim ou na BMW, mas agora todos sabem que somos campeões. É incrível, especialmente com a BMW, que finalmente conquistou seu título”, comemorou Toprak.
Mundial de Superbike (WSBK)
12ª etapa: Jerez de la Frontera (ESP)
Siga o Racemotor no: