Bathurst 12h: Bentley lidera na metade da prova. Oliveira é melhor brasileiro

Mudanças constantes na liderança, três bandeiras amarelas por acidentes fortes e dois brasileiros entre os 10 primeiros. A primeira metade das 12h de Bathurst foi movimentada e à altura da tradição da prova, que abre, na Austrália, a temporada do Intercontinental GT Challenge (GT3 FIA).

A liderança ao fim dos primeiros 360 minutos de corrida era ocupada pelo Bentley Continental GT #7 (Jordan Pepper/Jules Gounon/Maxime Soulet), graças a um ritmo regular entre os primeiros, procurando alongar os stints. Até então, foram vários os ponteiros, de acordo com as estratégias.

Entre eles, a Mercedes AMG GT3 #999 da Gruppe M, com Felipe Fraga no trio. Uma largada agressiva de Buhk deu a vantagem incial ao carro alemão que, mais tarde, seria superado pela McLaren 720S #60, com Ben Barnicoat.

Quarto no grid, o Nissan GT-R #18 da KCMG se mantém entre os cinco primeiros, com direito a atuação de gala de João Paulo de Oliveira, na primeira visita ao traçado de Mount Panorama.

Canguru

Já a BMW M6 GT3 #34 da Walkenhorst Motorsport (de Augusto Farfus) acabou surpreendida por um incidente típico de Bathurst. Nicky Catsburg atingiu um canguru que invadiu a pista e danificou a dianteira do carro. Os reparos fizeram com que o trio perdesse uma volta em relação aos líderes.

A primeira neutralização da prova foi provocada com a escapada de pista do francês Côme Ledogar, com a Aston Martin Vantage #188. Ele perdeu o controle no alto da montanha (Skyline) e bateu forte na mureta. Em seguida foi a vez da Lamborghini Huracán #6 (Cameron McConville).

Para a Audi R8 #22 do Team Valvoline, a prova acabou por um incidente ‘em família’. O astro do Supercars Garth Tander tentou desviar do #2, com Dries Vanthoor, que freou à sua frente. Acabou também batendo. Para a casa dos quatro aneis, assim como para a Aston Martin, a primeira metade da prova se mostrou um calvário de problemas mecânicos e incidentes.

Dois dos carros candidatos à vitória acabaram perdendo posições ao serem punidos por irregularidades no pitstop. A Mercedes AMG #999, de Fraga, e o pole – a Porsche 911 GT3R #911 (Mathieu Jaminet/Patrick Pilet/Matt Campbell) tiveram de respeitar time penalty de 15 segundos pelo mesmo motivo. Nos dois casos, o mecânico responsável pela sinalização (lollipop) deixou a frente dos carros para checar possíveis problemas. O #911 já havia perdido tempo com um pneu furado.

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