Bomba nos EUA: Penske compra oval de Indianápolis e a NTT Indycar Series
Se os motores na Indycar estão em silêncio e o trabalho acontece nas sedes das equipes, a categoria iniciou a semana sob o impacto de uma bomba. Depois de 74 anos sob o comando da família Hulman, o Indianapolis Motor Speedway foi vendido à Penske Entertainment Corp; parte do conglomerado de empresas de Roger Penske. Que se torna também proprietário da NTT Indycar Series.
Com isso, o ‘Capitão’ passa a ter o direito de escolher os ocupantes dos postos-chave não só do oval mais famoso do mundo, como da categoria. Até mesmo por sua história única e exemplar nas pistas, não haverá qualquer tipo de interferência técnica que pudesse favorecer os carros da Penske Racing.
Na terra do Tio Sam, em que as categorias são organizadas por empresas particulares, manobras como a anunciada hoje são comuns. A IMSA, por exemplo, pertence à família France (também dona da Nascar) que, por sua vez, é dona da Action Express Racing, campeã ano passado com Felipe Nasr e derrotada na atual temporada pela… Penske.
Planos
Os detalhes da negociação foram anunciados em uma conferência de imprensa na sede do “Greatest Spectacle in Racing”. Falando pela família Hulman, Tony George, ex-CEO da IRL e do Speedway, admitiu ter procurado Roger Penske como ‘a única opção pensada’ para negociar o complexo e os direitos sobre a Indy. O Capitão relembrou a trajetória que o fez se apaixonar pelo circuito. “Era 1951, quando meu pai me trouxe aqui pela primeira vez, e foi o que despertou em mim a paixão pela velocidade”.
Sobre os planos para o circuito e a categoria, confirmou que deixa o papel de estrategista de seu time na Indy para assumir uma posição nos bastidores pelo fortalecimento da categoria. “Ainda vamos caminhar pelo complexo, identificar o que pode ser melhorado, a família Hulman fez um ótimo trabalho. Quem sabe uma corrida de 24 horas, a Fórmula 1 de volta? Depois que a tradição foi quebrada para receber a Nascar e a Brickyard 400, podemos pensar em várias coisas”.
Penske sinalizou ainda com a manutenção da equipe técnica da NTT Indycar Series comandada por Jay Frye. “Teremos um novo conselho de administração, mas estamos satisfeitos com a estrutura de organização da categoria e o crescimento recente é um sinal favorável. Temos uma base sólida para fazer ainda melhor”. Os valores da tratativa, que deve ser concluída até dezembro, não foram confirmados.
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram