Cadillac #5 vence as 12h de Sebring. Farfus é terceiro na GTLM
Vitória do protótipo menos cotado entre os sete DPi nas 12h de Sebring 2021. Não pelo trio no comando – Sebastian Bourdais, Loic Duval e Tristan Vautier -; mas pela estrutura mais modesta da JDC-Miller Motorsports. E com participação brasileira – Christian Fittipaldi comandou o time fora da pista. Numa edição em que não faltaram problemas na categoria principal, o Cadillac DPi V.R #5 se recuperou de um acidente justamente com o carro de Felipe Nasr/Pipo Derani/Mike Conway) com 7h35 de prova. Depois de perder uma volta, o carro dos franceses resistiu a um final eletrizante – a última relargada ocorreu a 18 minutos do fim. E superou o Mazda RT-24P #55 de Harry Tincknell/Oliver Jarvis/Jonathan Bomarito.
Augusto Farfus conquistou a terceira posição na GTLM, ao lado de Jesse Krohn e John Edwards, no BMW M8 GTE da Rahal Letterman. Com direito a um princípio de incêndio num reabastecimento que tirou do trio a chance de brigar pela vitória. A categoria consagrou o Porsche 911 RSR #79 da Proton/WeatherTech, com Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Cooper McNeil.
Na GTD, o Porsche 911 GT3R #88 do Team Hardpoint EBM perdeu nos minutos finais a chance de pódio para Bia Figueiredo. Katherine Legge duelava com o Acura NSX GT3 #44 de Andy Lally, quando tocou o adversário e acabou punida com um drive-through. O trio, que contava ainda com Christina Nielsen, garantiu a quinta posição. Vitória para outro Porsche: o #9 da equipe Pfaff, com Laurens Vanthoor/Zach Robichon/Lars Kern.
Problemas
Pipo Derani e Felipe Nasr tiveram um sábado para esquecer. Depois de largar da pole com o Cadillac DPi V.R #31 da Whelen/Action Express, o paulista tentou uma ultrapassagem otimista sobre o Aston Martin GTD #23 ainda na primeira hora, na curva de acesso à reta dos boxes e acabou tocando a mureta. Com os reparos, o time perdeu quatro voltas, mas recuperou metade do prejuízo quando Nasr foi surpreendido por uma ondulação na Curva 1 e bateu no Cadillac #5, que saía dos boxes. O abandono definitivo veio na volta 292, com Mike Conway ao volante, por um problema mecânico.
O outro carro da equipe teve o resultado comprometido por um erro de cálculo. Simon Pagenaud superou em 50 segundos o tempo máximo de pilotagem no Cadillac DPi V.R #48 da Action Express/Hendrick. Com isso, o protótipo que contava ainda com Jimmie Johnson e Kamui Kobayashi ficou com a sétima posição, embora tenha terminado em terceiro. O heptacampeão da Nascar chegou a rodar na primeira hora, mas registrou tempos competitivos e um desempenho mais que digno para sua estreia nos ‘bumps’ de Sebring.
LMP2 e LMP3
Na LMP2, domínio do Oreca-Gibson #52 da PR1 Mathiasen Motorsports. O carro, que vai disputar as 24h de Le Mans, venceu com Ben Keating/Scott Huffaker/Mikkel Jensen. A LMP3 teve dobradinha da Riley Motorsports – o Ligier JS P320 #91 (Cox/Murry/Bleekemolen) levou a melhor sobre o #74 (Robinson/Andrews/Pigot).

Siga o Racemotor no: