Classificação agitada na F-2. Pole de Tsunoda, Drugovich em quinto e Schumacher 18º
Um circuito percorrido em pouco mais de um minuto; o benefício do vácuo nas três retas e o título da Fórmula 2 em jogo. Por tudo isso, o treino classificatório para a 12ª etapa da temporada no anel externo do circuito de Sakhir (Bahrain) prometia ser agitado, e foi. Com destaque para o japonês Yuki Tsunoda (Carlin) que, pela quarta vez no ano vai largar na pole. Felipe Drugovich (MP Motorsport) sai em quinto.
Protegido da Honda e cotado para uma das vagas na AlphaTauri, Tsunoda superou o novo piloto da Haas F-1 Nikita Mazepin por 0s122. Vantagem considerável levando em conta que os 22 pilotos ficaram no mesmo segundo.
Se o japonês e o russo têm chances apenas matemáticas de vencer o campeonato, os dois principais candidatos tiveram uma sexta-feira complicada. O líder Mick Schumacher (Prema), também de contrato assinado com a Haas, vai largar apenas em 18º. Em sua última tentativa no retorno da bandeira vermelha provocada por Luca Ghiotto (Hitech), acabou batendo no carro de Roy Nissany (Trident). O que provocou nova vermelha e o encerramento antecipado da sessão.
O britânico Callum Ilott (UNI-Virtuosi) conseguiu uma razoável nona posição – está 14 pontos atrás de Schumacher. Pedro Piquet (Charouz) sairá em 13º e Guilherme Samaia (Campos), num de seus melhores treinos qualificatórios, em 21º, a 0s8 da pole.
Com 48 voltas pelos 3.543m, a feature race (corrida longa, com pitstop obrigatório) deste sábado, às 9h20 (de Brasília) promete emoções fortes. Para não levar a disputa à corrida curta, domingo, Schumacher precisa somar quatro pontos a mais que Ilott.