Novo Dallara 320 faz primeiro teste na Itália

A Fórmula 3 ‘de raiz’ não morreu, apesar da transformação da GP3 na F-3 FIA e da criação dos campeonatos regionais com o conjunto Tatuus-Alfa Romeo. Dois campeonatos insistem no conceito e vão alinhar, no ano que vem, o Dallara 320, projeto da fábrica italiana que evolui os antecessores: a Euroformula Open e a Superformula Light (hoje F-3 japonesa).

O shakedown do modelo foi feito nesta sexta-feira em Varano, pista praticamente ao lado da sede da fabricante de chassis. O responsável pelos primeiros quilômetros foi Dan Ticktum, dispensado pela Red Bull depois do começo discreto na Superformula (Japão).

O 320 (que perde o F, para evitar referências à F-3) não é apenas uma evolução do F312/17. O chassi é novo, com resistência a impactos aprimorada, proteções laterais no cockpit elevadas e a presença do Halo pela primeira vez. O bico é mais largo; as laterais mais estreitas e com as saídas dos escapamentos e a asa traseira totalmente nova. O motor usado para o primeiro teste foi o HWA (Mercedes) e, nas 55 voltas, não foram registrados problemas.

“Sempre disse que o F317 era meu carro preferido. A Dallara conseguiu fazer ainda melhor com o 320. O carro tem maior downforce e impressiona nas curvas de média e alta”, comentou Ticktum. Com o uso de materiais compostos mais leves, o peso, mesmo com o Halo, se manteve nos 580 quilos atuais. A previsão da Dallara é de construção de 35 a 40 exemplares para os dois campeonatos. O protótipo será mandado para o Japão, onde fará mais uma bateria de testes.

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais