Danilo Petrucci escreveu seu nome na história do Dakar ao vencer a quinta etapa da edição 2022. O ex-piloto oficial da Ducati no Mundial de MotoGP levou a melhor na especial com largada e chegada em Riyadh (Arábia Saudita). Com a KTM 450 Rally oficial, o italiano completou o estágio em 3h23min46. E foi beneficiado pela penalização de seis minutos aplicada ao australiano Toby Price (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) por excesso de velocidade em zonas de radar.
O próprio Petrucci havia sido penalizado na véspera – caiu do segundo para o 15º lugar na etapa entre Al Qaisumah e Riyadh. À imprensa italiana, disse que não se incomodava com o tempo acrescido. “O que importa é que estou me divertindo de verdade”.
Ao longo de suas 44 edições, o Dakar contou com a participação de alguns pilotos vindos da principal categoria da motovelocidade. Casos de Christian Sarron (campeão mundial das 250cc em 1984) e Jurgen van der Goorbergh. Nenhum deles capaz de vencer uma etapa como fez o italiano. Que nas redes sociais recebeu os parabéns de adversários recentes, como Aleix Espargaro, Cal Crutchlow e Alex Marquez.
Na classificação geral a briga segue equilibrada. Sam Sunderland (Gas Gas) mantém a ponta, apenas 2min29 à frente do austríaco Matthias Walkner (KTM 450 Rally / Red Bull KTM). A seguir aparecem Adrien van Beveren (Yamaha WR 450F / Monster Energy Yamaha), a 5min59 e Daniel Sanders (Gas Gas), a 8min01.
Siga o Racemotor no: