Dennis vence e Di Grassi é terceiro no E-Prix do México
Jake Dennis e a equipe Avalanche Andretti são os primeiros vencedores da terceira geração do Mundial ABB FIA da Fórmula E. O britânico e o time de Michael Andretti, com motorização Porsche, confirmaram uma superioridade mostrada desde os treinos livres para o E-Prix do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. Apenas na qualificação Dennis acabou batido – por Lucas di Grassi, em sua estreia na Mahindra, com sua quarta pole na categoria. O brasileiro fez uma corrida de muita garra para sustentar a terceira posição e chegar ao 40º pódio na categoria.
O paulista manteve a liderança na largada e viu a pequena vantagem neutralizada duas vezes. Na segunda volta um toque de Robin Frinjs (ABT Cupra) em Norman Nato (Nissan) provocou a primeira entrada do safety car. Pouco após a relargada Sam Bird (Jaguar TCS) encostou o carro com problemas na Curva 1 e causou nova neutralização.
A bandeira verde foi mostrada na 11ª volta e Dennis se aproveitou de uma escorregada de Di Grassi para tomar a ponta. Em seguida, acionou pela primeira vez o Attack Mode, para um minuto de carga extra – agora é possível dividir em 1/3; 2/2 e 3/1min. Enquanto abria, Di Grassi sofria a pressão de Jake Hughes (Neom McLaren); Andre Lotterer (Avalanche Andretti).
Terceira entrada do safety car na volta 18, quando Edoardo Mortara (Maserati MSG) perdeu o ponto de freada na Curva 1 e foi parar nas barreiras de proteção. Os carros da equipe que substituiu a Venturi, aliás, decepcionaram depois de dominar a pré-temporada em Valencia (Espanha).
Defesa de posição
Com as neutralizações, cinco voltas foram acrescentadas como prevê o regulamento e a grande preocupação passou a ser o consumo de energia. Di Grassi, com um carro ainda pouco desenvolvido, consumia mais e não conseguiu evitar a ultrapassagem de Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Nas voltas finais, diminuiu bastante o ritmo, mas conseguiu segurar a P.3.
Sérgio Sette Câmara (NIO333) se destacou nos treinos livres, foi 13° na qualificação, mas sofreu com o mesmo problema que o perseguia na Dragon Penske. Chegou a andar em 12° nos dois primeiros terços do E-Prix, até ter de tirar o pé para limitar o gasto de energia. Recebeu a bandeirada em 16°.
Os esperados problemas mecânicos típicos da fase de desenvolvimento não ocorreram em quantidade. Apenas Bird e René Rast (Neom McLaren) ficara pelo caminho por falhas nos carros.

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