Domínio de Hamilton no GP da Espanha de F1
A chuva esperada não veio. A ameaça de Max Verstappen e a Red Bull Honda com um suposto menor desgaste dos pneus também não. E Lewis Hamilton pôde comemorar sua 88ª vitória no Mundial de F1, a quarta na temporada. O holandês, que dominou o GP dos 70 Anos, em Silverstone, foi quem terminou mais próximo (ou menos distante) do hexacampeão da Mercedes, mas sem nenhuma ameaça ao carro #44. E Valtteri Bottas, que perdeu terreno na largada, completou um pódio que deixou todo o restante do pelotão a uma volta de desvantagem.
Hamilton largou bem da pole e chegou à freada da Curva 1 já com boa vantagem, enquanto Verstappen pulava para segundo e Lance Stroll, com a Racing Point, para a P3. O piloto da Red Bull começou a se queixar do rendimento dos pneus macios na 20ª volta, mas só duas depois seria chamado para o primeiro pitstop, voltando à pista com os médios (amarelos).
Duas voltas depois foi a vez de Hamilton e, na sequência, Bottas. No pelotão intermediário, uma boa disputa entre quem já havia trocado os pneus e quem optou por alongar o stint – caso de Sebastian Vettel (Ferrari), que largou da P11. O outro carro vermelho, de Charles Leclerc, apresentou problemas na 39ª volta, o que fez o monegasco rodar na chicane e, em seguida, abandonar a prova.
Logo ficou claro que, para os primeiros, não seria possível apostar na estratégia de uma só parada. Mais uma vez Verstappen trocou antes das Mercedes (42ª volta) , mantendo os médios. A entrada de Bottas devolveu a segunda posição ao #33. Sem precisar desgastar os pneus em excesso, Hamilton finalmente parou na V.51.
Sergio Perez (Racing Point) vinha em quarto, mas acabou perdendo a posição para Stroll ao ser punido com 5 segundos (ignorou a bandeira azul). Com os pneus macios completamente desgastados, Vettel não conseguiu resistir ao ataque da McLaren de Carlos Sainz, mas levou o limitado SF1000 à sétima posição. Alex Albon (Red Bull), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren) fecharam a zona de pontuação.
Recordes
Com a vitória, Hamilton chegou ao pódio de número 156 na F1, superando Michael Schumacher como quem mais terminou entre os três primeiros nas sete décadas de disputa. E Kimi Räikkönen, a bordo da discreta Alfa Romeo, se tornou o piloto com maior quilometragem percorrida em GPs: 83.846km.
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