Escolha conservadora de pneus para primeira visita da F1 a Portimão

Uma pista nova para o Mundial de Fórmula 1. Ainda por cima, reasfaltada para uma temporada em que receberá ainda a etapa decisiva da MotoGP. Na primeira visita do circo ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, a Pirelli optou pela cautela na escolha dos compostos de pneus para o fim de semana. Na gama de cinco especificações, foram escolhidas as mais duras: C1, C2 e C3.

Uma forma de evitar sustos em termos de desgaste e durabilidade, mas que pode trazer dor de cabeça aos times em caso de temperaturas mais baixas. Ou levar a uma estratégia quase obrigatória de um pitstop. Para os 4.653m de pista, a avaliação da engenharia da fábrica italiana é de exigência especialmente em termos de tração e frenagem. O ponto de maior estresse para os pneus deve ser a Curva Galp – a longa tomada de acesso à reta dos boxes.

“Portimão é uma pista que promete exigir bastante dos pneus e, por isso, escolhemos os compostos mais duros. Além disso, mudamos a dotação, com um jogo a mais do duro e um a menos do macio. No FP2, os pilotos vão avaliar ainda os protótipos dos pneus para 2021 na primeira meia hora”, explica o diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola.

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