Estratégia da Penske dá vitória a Newgarden no Texas
Andar menos rápido pode ser a chave da vitória num oval de 225 milhas por hora de média? Em se tratando da visita anual da NTT Indycar Series ao Texas Motor Speedway e da equipe Penske, com certeza sim. Os Dallara Chevrolet do time do ‘capitão’ não tinham o mesmo ritmo dos Dallara Honda da concorrência, mas a equipe comandada por Tim Cindric levou Josef Newgarden a economizar combustível por boa parte da prova para cruzar a linha de chegada na frente (pela terceira vez no ano) e ampliar a liderança do campeonato, à frente de Alexander Rossi (Andretti), segundo na corrida deste sábado.
Corrida que teve vários personagens e candidatos à vitória, começando por Takuma Sato, que largou da pole com o carro da Rahal Lanigan Letterman e comandou as primeiras 63 voltas sem sustos, até perder o ponto de freada na aproximação de seu pit, atropelar um mecânico e perder duas voltas em relação ao pelotão.
A primeira bandeira amarela na pista de 1,5 milha só viria na 135ª passagem, quando Zach Veach (Andretti) acabou tocando a mureta externa da Curva 2. A essa altura, Scott Dixon (Ganassi), Ryan-Hunter Reay (Andretti), Rossi e Colton Herta (Harding Steinbrenner) ocupavam as primeiras posições.
Desde então ficou claro que o esforço para gastar menos combustível faria a diferença. Boa parte dos líderes optou por fazer a última parada depois da volta 190 (Hunter-Reay havia entrado antes), enquanto Newgarden permaneceu na pista e adiou ao máximo seu pitstop, voltando ainda na frente. James Hinchcliffe provocou a segunda neutralização da noite também tocando a mureta externa da Curva 2 e, na relargada, Colton Herta passou a atacar Dixon, que chegou a tocar levemente o carro do vencedor. Uma tentativa otimista de ultrapassagem por dentro do novato levou ao toque e ao abandono do #9 e do #88.
E se Rossi tinha mais carro para atacar nas 13 voltas finais, Newgarden contava com pneus mais novos e o traçado a seu favor na freada da Curva 4, bloqueando, volta após volta, os ataques do compatriota. Graham Rahal confirmou o bom acerto do time paterno terminando em terceiro, seguido por um surpreendente Santino Ferrucci (Coyne); por Hunter-Reay, Simon Pagenaud (Penske) e um cada vez mais sólido Marcus Ericsson (Schmidt Peterson).
Para os brasileiros, a prova no oval de Forth Worth foi mais uma etapa de um calvário com o limitado equipamento da Foyt. Tony Kanaan recebeu a bandeirada em 16º, a três voltas do vencedor, enquanto Matheus Leist, com um carro praticamente incontrolável, foi o primeiro a abandonar, na volta 175.
NTT Indycar Series
DXC Technology 600 (Texas Motor Speedway)
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