F-1 abre pré-temporada no Bahrain. Três dias de muito trabalho pela frente

O que durou seis dias em 2019 e 2020 agora durará só três. É o tempo à disposição das equipes do Mundial de Fórmula 1 no trabalho de preparação para a temporada 2021 em Sakhir, no Bahrain. Poderiam ser mais que suficientes já que a base dos carros é a mesma do campeonato passado, mas há muito a analisar, descobrir e desenvolver. Além disso, é o momento de revelar as novidades escondidas nas imagens de apresentação das máquinas. E entender como será o comportamento dos carros com menor downforce – a parte traseira do assoalho teve as dimensões reduzidas e as medidas do difusor também mudaram. Tudo para garantir a integridade dos pneus, no limite de sua resistência estrutural com a configuração anterior.

Outras novidades já eram conhecidas – caso das unidades de potência Honda e Ferrari. E há ainda a verdadeira dança das cadeiras no grid. Quatro pilotos estão de casa nova – Sebastian Vettel (Aston Martin); Daniel Ricciardo (McLaren), Sergio Perez (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari). Fernando Alonso retorna à categoria depois de duas temporadas, com a Alpine (novo nome da Renault). Totalmente recuperado do atropelamento de bicicleta na Suíça, ele fará a programação total prevista pelo time ao lado de Esteban Ocon. Na McLaren a expectativa é pelo desempenho do MCL35M com motorização Mercedes. Mercedes que, aliás, não ficou parada e trabalhou para fazer do W12 ainda mais confiável e rápido que o antecessor.

Como é tradição nos treinos de pré-temporada, será preciso entender as condições de cada carro na pista para ter a real ideia dos tempos e seu significado. O que é praticamente certo é mais uma demonstração impressionante de resistência mecânica – no ano passado, em Barcelona, as quebras e panes foram mínimas, depois de um intenso trabalho de simulação e preparação dos times em suas sedes..

A grande maioria das equipes optou por mandar os dois pilotos à pista nos três dias – apenas um carro pode treinar por vez. E somente a Williams vai contar com seu reserva, Roy Nissany – o israelense abrirá o programa da escuderia de Grove no Bahrain.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais