F1 prepara forma de barrar ‘pulos do gato’ para 2021

Um dos desafios para a equipe técnica da FIA que testou e definiu o regulamento técnico para a F1 a partir de 2021 foi pensar com a cabeça das equipes. Avaliar o texto de cada artigo e buscar pontos que pudessem dar margem a dúvidas e interpretações criativas. Um processo analisado também nas simulações em túnel de vento. Pois o diretor de motorsport da categoria, Ross Brawn, confirmou que, se ainda restarem áreas ‘cinzentas’, a organização e os demais times terão poder para barrá-las.

O próprio Brawn viveu a experiência de driblar o que diziam as regras para desenvolver um carro vencedor. No ano em que se tornou dono do espólio da Honda (depois vendido para a Mercedes), o então projetista concebeu um difusor duplo para os carros de Jenson Button e Rubens Barrichello. Com um canal central extra, ele gerava muito mais downforce que o habitual, e ajudou o britânico a conquistar o título de 2009.

“Ainda haverá muito espaço para a criatividade e a inovação. O que não queremos é algo que corrompa o espírito das regras. Atualmente, se algo assim for adotado e não infringir o regulamento, não pode ser barrado até o fim da temporada. Mudamos o sistema de governança e, a partir de 2021, se houver tal possibilidade, ela poderá ser barrada já para o GP seguinte. Basta que haja acordo entre os demais times e a FIA”, explica o dirigente.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais