Festa brasileira em dose tripla na Petit Le Mans. Título fica com a Penske
Brasil no alto do pódio em mais uma clássica da endurance internacional. E em duas categorias. Ao lado de Eric Curran, Felipe Nasr e Pipo Derani conquistaram a vitória geral da Petit Le Mans, última etapa da IMSA Weathertech Sportscar. Ao fim de 10 horas de trocas constantes na ponta e uma batalha para prevalecer no tráfego, eles levaram o Cadillac DPi V.R #31 da Whelen/Action Express à primeira vitória no ano desde as 12h de Sebring. E acabaram beneficiados pelo problema mecânico com o outro carro do time, o #5, de Filipe Albuquerque/João Barbosa/Mike Conway, que lideravam até os minutos finais. A quebra de um disco de freio acabou determinando o abandono do carro comandado pelos portugueses.
Os dois carros da Action Express e o Mazda DPi #77 de Oliver Jarvis/Mike Tincknell/Timo Bernhard se alternaram por mais tempo na liderança; o que mudava de acordo com os pitstops e as neutralizações com bandeira amarela. Líder do campeonato, a Penske procurou proteger o Acura DPi #6 de Juan Pablo Montoya/Dane Cameron/Simon Pagenaud mantendo sempre próximo o #7, de Ricky Taylor/Hélio Castroneves/Graham Rahal, como uma espécie de escudo. O quarto lugar final foi suficiente para dar o título a Montoya (o primeiro desde a Champcar em 1999) e Cameron. Nasr e Derani levaram a taça do North American Endurance Challenge, que premia o desempenho nas provas longas do campeonato.

Vitória também para Daniel Serra. Ao lado de James Calado e Alessandro Pierguidi (trio que venceu as 24h de Le Mans na GTE Pro), o paulista levou a Ferrari 488 GTE da Risi Competizioni ao primeiro lugar na GTLM, frustrando a expectativa de vitória na despedida dos Ford GT. O melhor, o #67 de Ryan Briscoe/Richard Westbrook/Scott Dixon ficou em segundo.
Frustração
O desempenho brasileiro na prova disputada em Road Atlanta poderia ter sido ainda melhor se Felipe Fraga não tivesse sofrido uma pane seca a bordo da Mercedes AMG GT3 #33 que dividiu com Ben Keating e Jeroen Bleekemolen. O piloto do Tocantins resistia aos ataques da BMW M6 de Bill Auberlen até ficar sem combustível na última volta. Com isso, acabaram em quarto lugar. Bia Figueiredo, com Katherine Legge e Christina Nielsen, ficou em sétimo na GTD com o Acura NSX #57.
IMSA Weathertech Sportscar
Última etapa: Petit Le Mans
Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram