FIA multa e tira pontos da Racing Point por dutos de freio irregulares

Fim da novela envolvendo a legalidade dos dutos de freio da Racing Point RP20 no Mundial de F1. A FIA divulgou nesta sexta-feira a sentença relativa ao protesto apresentado pela rival Renault, com a dedução de 15 pontos no Mundial de Construtores (7,5 por carro) e multa de 400 mil euros (R$ 2,541 milhões pelo câmbio do dia) para o time britânico. Que poderá, no entanto, continuar usando os componentes de forma excepcional.

No documento de 14 páginas com a análise do caso, os comissários explicam que, se os dutos dianteiros, embora com o mesmo desenho dos usados pela Mercedes, foram concebidos quando o regulamento ainda permitia a ‘cópia’, o mesmo não ocorreu com os traseiros. Que, segundo a investigação, não faziam parte do ‘DNA do RP19’, o modelo de 2019. Algo proibido nas regras técnicas deste ano – que listam partes que podem ser incorporadas de outros modelos (unidade de potência, câmbio e suspensões, entre outras) e as que devem ser concebidas por uma escuderia (as chamadas listed parts).

A decisão não interfere na pontuação de Lance Stroll e Sergio Perez no Mundial de Pilotos. Além disso, a equipe rosa foi autorizada a manter os dutos traseiros até o fim da temporada, diante da dificuldade de conceber outros que se adaptem ao projeto do carro num curto espaço de tempo.

Hulkenberg segue

Apesar da expectativa de contar novamente com Sergio Perez no GP 70 anos da F1, em Silverstone, a Racing Point seguirá com Nico Hulkenberg no fim de semana. O exame de diagnóstico de Covid-19 do mexicano apresentou resultado positivo, impedindo a entrada no circuito e a volta ao cockpit do RP20.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais