Fórmula 1 vai de rodas grandes em 2021

Agora é oficial. Depois dos testes feitos pela Pirelli há quatro anos para avaliar a possibilidade de equipar os carros com rodas aro 18, em lugar das atuais aro 13, a Fórmula 1 deu um passo para mudar radicalmente o visual das máquinas a partir de 2021. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu levar adiante a proposta de adoção das rodas de maior diâmetro com pneus de perfil baixo que, na teoria, deixariam o conjunto mais espetacular. Ao mesmo tempo, serão banidos os cobertores elétricos, numa tentativa de valorizar a importância do piloto e de sua capacidade de lidar com as condições menos favoráveis da borracha. E a promessa é de limitar o número de compostos a três: duro, médio e macio, acabando com o arco-íris que caracteriza os GPs atuais (são sete opções para pista seca, com três escolhidas a cada prova).

Se historicamente a categoria máxima do automobilismo manteve as rodas aro 13, o argumento principal para substituí-las é o de que o tamanho se tornou raridade mesmo nos veículos de rua. Com certeza o sucesso da proposta da Fórmula E (que adotou o aro 18 desde sua primeira temporada) pesou a favor da decisão. Curioso, no entanto, é o fato de que a FIA resolveu abrir nova concorrência pública para fornecimento de pneus à F-1 no triênio 2020/2023, o que levará a fabricante vencedora a fornecer produtos ainda na medida menor por um ano. Difícil imaginar que outra empresa além da Pirelli, que mantém a exclusividade até o fim do ano que vem, aceite o que seria um quebra-cabeças logístico, tendo de desenvolver pneus que seriam usados por apenas uma temporada.

 

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