Fórmula E terá novos pneus e baterias mais potentes a partir de 2022
A adoção do pacote aerodinâmico Gen2 Evo acabou suspensa diante dos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. A ABB FIA Fórmula E, no entanto, se mexe para aprimorar o conjunto a partir da temporada 2022/2023, quando estará em ação a terceira geração de monopostos elétricos. Nesta quarta-feira (1º), a FIA e a organização do campeonato confirmaram alguns detalhes das novidades. Com direito a mudança no fornecedor de pneus.
O processo de concorrência pública acabou escolhendo a sul-coreana Hankook, que substituirá a Michelin, parceira da categoria desde a primeira temporada. Além disso, a divisão de engenharia da Williams seguirá como fornecedora do pacote de baterias. Que passarão a proporcionar potência de 460cv (qualificação) e 400cv (corrida). A capacidade de regeneração de energia nas frenagens e desacelerações passa de 250kw para 600kw. E a Spark (parceria entre a ART e a Dallara) seguirá produzindo os chassis.
Mudanças também na logística dos ePrix, para reduzir custos e manter os orçamentos em um patamar controlado. Cada time só poderá contar com 17 pessoas em um evento (atualmente 20) e o número de pneus disponível por fim de semana será limitado. Também serão adotadas restrições no uso de alguns componentes e sistemas.
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