Grid recorde e repleto de feras entre os UTVs no Sertões 2021

A categoria que mais cresce no cenário do off-road internacional chega ao Sertões 2021 com um grid recorde. Nada menos que 90 UTVs vão encarar o maior rally das Américas, marcado para 13 a 22/08, em um percurso de 3.615km (2.202 cronometrados) atravessando sete estados do Nordeste, da Praia da Pipa (RN) a Tamandaré (PE).

Quantidade que é sinônimo de qualidade e altíssimo nível técnico. Além dos principais nomes brasileiros, a prova contará com duplas de outros três países: Estados Unidos, Portugal e Paraguai; todos destaques no cenário internacional. A começar pelos norte-americanos Casey Currie e Sean Berriman, vencedores do Dakar 2020. Com a equipe oficial da Polaris, eles aceleram para tentar encerrar a hegemonia da Can-Am. As cinco tripulações portuguesas trazem a experiência do fortíssimo campeonato nacional de todo-terreno.

A representação verde e amarela vem forte e mais do que à altura dos rivais estrangeiros. Em ação, dois outros vencedores do Dakar: o patriarca da ‘Família da Poeira’ Reinaldo Varela, também tricampeão mundial; e Leandro Torres. E dois campeões do Sertões dispostos a repetir a façanha: o atual, Deninho Casarini e Denísio do Nascimento (2019). Bruno Varela, melhor em 2017, viu a participação frustrada na última hora por uma crise de apendicite. A família Varela ainda conta com Gabriel e Rodrigo, todos de Can-Am. Destaque também para Rodrigo Luppi, vice em 2020; e um dos maiores vencedores da história da prova: Edu Piano, com conquistas também nos caminhões (categoria não mais disputada) e carros.

Depois de participar das quatro primeiras etapas no ano passado, Nelsinho Piquet está de volta para fazer todo o rally. E Kaíque Bentivoglio, vencedor como navegador nos carros em 2019 ao lado de Lucas Moraes – desta vez vai pilotar. Com tantas máquinas no grid, tudo indica que a definição do vencedor do Sertões será tão ou mais emocionante do que na edição passada, quando a briga seguiu até o último quilômetro.

Híbrido

A expectativa está por conta da estreia dos dois UTVs híbridos – modelos Exo Nb – desenvolvidos e fabricados no Brasil pela Giaffone Racing, em parceria com a CBMM. No domingo (08/08), a 15 km da Vila Sertões, em Tibau do Sul (RN), a carreta da equipe Giaffone Racing sofreu um acidente, que causou avarias nos veículos. Felizmente não houve feridos. A Giaffone conseguiu recuperar dois dos carros para colocá-los no grid.

Os UTVs Exo Nb contam com chassis reforçados com a tecnologia do nióbio que aumenta a resistência e reduz em até 10% o peso dos veículos. Outra novidade é a propulsão híbrida. Um conjunto elétrico regenera a energia dissipada nas frenagens e reacelerações e a transforma em potência e tração extra. E, mais importante, reduz o consumo de combustível e a emissão de dejetos na atmosfera. Primeiro passo num caminho que prevê, em 2025, que todos os veículos do Sertões contem com combustíveis de origem não-fóssil.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais