Ideia da Mercedes na F1 inspira DAS para o kart
Diminuir a convergência das rodas nas retas para tornar o contato dos pneus com o solo uniforme e, com isso, ganhar velocidade. Essa foi a ideia que levou à criação, pela Mercedes-AMG, do Dual Axis Steering (DAS), a grande novidade técnica da temporada do Mundial de F1. Que deu tanto que falar que acabou proibida pela FIA a partir do ano que vem. E que a grande maioria das rivais vem desistindo de copiar.
Pois foi com base nela que uma empresa australiana resolveu desenvolver algo semelhante para a base da pirâmide do automobilismo. E oferecer o mesmo tipo de vantagem para o kart, sem a necessidade de grandes arranjos técnicos.
O Dynamic Kart Steering é uma estrutura colocada junto à coluna de direção para permitir que, ao empurrar o volante para a frente (exatamente como nos carros de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas), o ‘toe’ (convergência) fique neutro. O que diminui, inclusive, o desgaste dos pneus nas bordas. Ao puxá-lo no fim de uma longa reta, por exemplo, as rodas dianteiras voltam à regulagem original, favorecendo a dirigibilidade nas curvas.
O sistema, segundo os fabricantes, pode ser usado em “95% dos chassis”. Para os produzidos pela italiana Parolin, com outro sistema de fixação, foi desenvolvida uma versão especial. O preço é de AUD $ 485, ou R$ 1.823 pelo câmbio do dia.
O uso em competições se encontra numa zona cinzenta, que dependeria de um posicionamento da Comissão Internacional de Kart/FIA. O regulamento técnico não contempla a possibilidade de alteração de convergência com o kart em movimento. E proíbe apenas qualquer sistema que crie algum tipo de articulação (suspensão) ou acionamento da direção feito por meio hidráulico, corrente ou cabo. Por outro lado, o dispositivo não está incluído nas homologações dos diversos fabricantes de chassis.
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