Kevin Harvick vence primeira dos playoffs da Nascar, em Darlington
“The Closer”, mais do que nunca, justificou o apelido. Kevin Harvick fez uma corrida discreta por boa parte da Southern 500, em Darlington, apostou numa estratégia diferente de paradas (antecipou o reabastecimento e a troca de pneus duas vezes com bandeira verde) e, na reta final, contou com a sorte. Com a ajuda de bandeiras amarelas em momentos certos, chegou à última relargada, na volta 326 (de 367) em terceiro. E viu o caminho rumo à oitava vitória na temporada 2020 da Nascar Cup Series se abrir a 14 voltas da bandeirada. Martin Truex Jr. (Camry #19/Joe Gibbs Racing), que venceu os dois primeiros estágios e tinha o carro mais rápido da pista, se aproximou do então líder Chase Elliott (Camaro #9/Hendrick) e, na tentativa de ultrapassagem, um toque danificou os carros de ambos.
Melhor para o campeão da temporada regular, que já se garante entre os 12 que seguem adiante na próxima fase dos playoffs. Bom resultado também para Austin Dillon (Camaro #3/Richard Childress Racing). Depois de largar do fim do pelotão por ajustes não permitidos, foi outro a se valer da estratégia para chegar próximo de Harvick e começar bem a reta final da temporada. E Joey Logano (Mustang #22/Team Penske), mesmo com o carro danificado por toques e com problemas nos pits, salvou uma terceira posição importante para a sequência.
Pela primeira vez o oval de 1.366 milha, conhecido como ‘Too Tough to Tame’ (duro de domar) sediou a abertura dos playoffs, com sua prova mais tradicional. Elliott largou da pole, mas depois do domínio inicial, logo se viu ameaçado pelos carros da Gibbs. Na 81ª volta, uma bandeira amarela curiosa, provocada pelo encontro entre os dois companheiros de equipe Brad Keselowski e Ryan Blaney – o #2 tinha um pneu furado depois de tocar o #10, de Aric Almirola. Truex voltou da parada à frente, e logo abriu para garantir o primeiro estágio.
Situação semelhante no segundo, em que o trem da JGR se formou na frente, con Truex, Kyle Busch e Denny Hamlin. Com nova amarela, provocada por Bubba Wallace e o #43, Harvick ‘entrou de vez na prova’, recuperando a desvantagem de pneus que tinha para os líderes. Truex mais uma vez levou a parcial, mas voltou em quarto quando a prova foi neutralizada por detritos. Não precisou de muito para assumir a P2, mas acabou vendo a vitória escapar no enrosco com Elliott.
Southern 500
Nascar Cup Series: 27ª etapa (Darlington)

Bem-vindos à cobertura em tempo real da Southern 500, 27ª etapa da Nascar Cup Series e primeira prova dos playoffs da temporada. É a primeira vez que a pista da Carolina do Sul, conhecida como “Too tough to tame” (dura de domar) abre a reta decisiva da stock norte-americana.
Austin Dillon, Joey Logano, Erick Jones, William Byron, Alex Bowman, Kyle Busch, Aric Almirola e Clint Bowyer completam o top 10
V.367 – Kevin Harvick vence a Southern 500, oitava vitória no ano, e se garante na segunda fase dos playofss
V.366 – BANDEIRA BRANCA
V.363 – Harvick abre de Dillon
V.355 – Truex nos boxes!!! Líder reporta problema em pneu e faz parada não programada. Harvick assume a ponta, seguido por Austin Dillon
V.353 – Truex e Elliott se tocam na disputa pela liderança, e o #19 volta à ponta
V.347 – Truex consegue se aproximar do #9
V.335 – Elliott consegue se defender da aproximação de Truex
V.326 – BANDEIRA VERDE
V.323 – Elliott, Harvick, Jones, Truex e Dillon, os cinco na volta à pista
V.319 – BANDEIRA AMARELA – detritos na pista
V.317 – Harvick e Elliott, que anteciparam novamente a parada, comandam. Truex em terceiro
V.309 – Hamlin encontra Johnson quando descia para se encaminhar ao pit e é obrigado a completar mais uma volta antes do reabastecimento e troca de pneus
V.307 – Prossegue o 1-2-3 da Joe Gibbs. Kevin Harvick em quarto
V.285 – Começa a rodada de pitstops que pode ser a última da prova
V.258 – Truex lidera, seguido por Kyle Busch, Hamlin, Harvick e Kurt Busch
V.250 – BANDEIRA VERDE
V.247 – Carros de volta aos pits. Truex volta à frente de Hamlin e Kyle Busch
V.245 – BANDEIRA AMARELA – Furo de pneu manda o #38, de John Hunter Nemechek, para o muro
V.238 – Hamlin, Truex Jr., Harvick, Bowman e Jones
V.235 – BANDEIRA VERDE
V.233 – Hamlin volta à pista à frente de Truex
V.231 – BANDEIRA AMARELA
V.230 – Martin Truex Jr. e o Camry #19 da Joe Gibbs vencem também o segundo estágio
V.228 – Johnson toca o muro com o #48. Prova segue em bandeira verde
V.205 – Cinco primeiros se mantêm na mesma ordem. Truex 1s4 à frente de Harvick
V.190 – Truex, Harvick, Hamlin, Johnson e Bowman os cinco primeiros
V.185 – BANDEIRA VERDE
Prova passa da metade e passa a valer oficialmente. Não há previsão de chuva para a região de Darlington
V.183 – Pilotos nas primeiras posições voltam aos pits. Melhor para Harvick, que tinha pneus mais desgastados que Truex
V.179 – BANDEIRA AMARELA – rodada de Bubba Wallace, com o #43
V.175 – Harvick, que antecipou sua parada, lidera, seguido por Truex
V.173 – Truex Jr. nos pits
V.164 – Truex 3s797 à frente de Kurt Busch
V.156 – Keselowski é P.30 e Blaney P.31. Ambos com uma volta de desvantagem
Elliott perde posições para Hamlin e Kurt Busch (P4)
V.145 – Momento de paradas com bandeira verde se aproxima
V.135 – Vantagem de Truex sobre Elliott é de 1s6
Harvick reporta problemas de aderência no #4
V.125 – Truex, seguido por Elliott, Hamlin, Kurt Busch e Logano
V.120 – BANDEIRA VERDE
Truex volta dos pits à frente de Elliott
Seguem Johnson, Elliott, Hamlin, Kurt Busch, Bowman, Logano, Byron e Harvick
V.116 – BANDEIRA AMARELA – Martin Truex Jr. vence o primeiro estágio da Southern 500.
V.105 – Johnson supera o companheiro Elliott e é o segundo. Truex 2s9 à frente
V.100 – Jimmie Johnson é o intruso entre os pilotos do playoff, na P3
V.95 – Elliott superou Busch, que perde rendimento com os pneus desgastados. 20 voltas para o fim do estágio
V.90 – Truex, Kurt Busch, Elliott, Jimmie Johnson e Hamlin os cinco primeiros
V.86 – BANDEIRA VERDE
V.85 – Kurt Busch (Camaro #1) e Bubba Wallace (Camaro #43) permaneceram na pista e estão à frente do pelotão
V.83 – Todos os primeiros voltam aos pits. Dianteira direita do carro de Keselowski bastante danificada. Reparos vão deixar o #2 a uma volta de Martin Truex Jr. (#19), que voltou à frente
Toque entre os companheiros de equipe Ryan Blaney (#12) e Brad Keselowski (#2) entre as curvas 3 e 4. Os dois já haviam se encontrado em Michigan
V.81 – BANDEIRA AMARELA
V.75 – Na volta dos pits, Elliott mantém a liderança, seguido por Truex, Hamlin, Byron e Johnson
V.71 – Kyle Busch abre a série de paradas com bandeira verde
V.70 – Vantagem de Elliott sobre Truex chega a 1.429. Piloto do #9 busca os pontos do estágio para avançar na classificação dos playoffs
V.50 – Elliott, Truex Jr., Harvick, Hamlin e Byron os cinco primeiros
Um dos desafios para o “Too tough to tame” é conseguir andar próximo do muro, o que costuma funcionar para pilotos como Kevin Harvick
V.32 – BANDEIRA VERDE
O circuito marcou a retomada da temporada após a pausa pela pandemia, com uma rodada dupla: vitórias de Kevin Harvick e Denny Hamlin
V.25 – Bandeira amarela de competição. Carros ganham a chance de ajustes e da primeira troca de pneus. Cálculo da Goodyear é de durabilidade de até 28 voltas para cada jogo de Eagles.
V.20 – Três pilotos fora dos playoffs nas 16 primeiras posições: Jimmie Johnson (P.11), Tyler Reddick (P.14) e Erik Jones (P.15)
Bandeira amarela de competição está prevista para a volta 25
No espírito do TBT, pneus também ganharam uma decoração retrô, com banda azul e a logomarca histórica da Goodyear
V.10 – Vantagem de Elliott sobre Bowman é de 0s976
Prova conta com a presença de público, ainda que em número limitado
V.2 – Elliott mantém a liderança, seguido por Alex Bowman (#88), Martin Truex Jr. (#19), Hamlin (#11) e William Byron (#24)
V.1 – BANDEIRA VERDE
Dois pilotos finalistas vão para o fim da fila por ajustes não autorizados: Ryan Blaney e o Mustang #12 do Team Penske e Austin Dillon com o Camaro #3 da Richard Childress
Carros já na pista para as voltas de aquecimento
A Southern 500 terá 367 voltas pelo oval de 1.3 milha. Os dois primeiros estágios terão 115 voltas cada. O terceiro, 137. Uma bandeira amarela de competição está prevista para a volta 25.
Grid foi elaborado com os resultados da última prova (Daytona 400), a melhor volta de cada piloto e a classificação das equipes. Os 16 integrantes dos playoffs ocupam as oito primeiras filas, com pole de Chase Elliott e o Camaro #9 da Hendrick Motorsport. Denny Hamlin (Camry #11/Joe Gibbs Racing larga a seu lado)
A prova é marcada pelas decorações que homenageiam pilotos, equipes e patrocinadores históricos da Nascar, o TBT. Fora dos 16 que seguem na luta pelo título, Jimmie Johnson presta tributo aos dois outros heptacampeões da Cup: Dale Eanhardt e Richard Petty.
Siga o Racemotor no: