Mercedes domina primeira fila no GP do México. Pole é de Bottas
Depois de três sessões livres de domínio da Red Bull no Autódromo Hermanos Rodríguez, a qualificação para o GP do México acabou com as duas Mercedes na primeira fila. E mais uma pole para Valtteri Bottas. O finlandês superou Lewis Hamilton por 0s145 no Q3 e garantiu um resultado importante para o time das Flechas de Prata. Afinal, Max Verstappen sai em terceiro e, apesar da longa reta após a largada, não será fácil superar os rivais.
O holandês reclamou da falta de aderência dos pneus macios no asfalto da pista mexicana Alguns pilotos optaram por duas voltas de aquecimento antes de partir para uma volta lançada. O finlandês estabeleceu a marca da pole já em sua primeira tentativa. Na segunda, nenhum dos primeiros conseguiu melhorar. Sergio Perez acabou surpreendido por uma escapada de Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e também saiu da pista. Verstappen, que vinha a seguir, tirou o pé à espera de bandeiras amarelas, e comprometeu a chance de superar as Mercedes. O próprio Hamilton admitiu que o resultado da qualificação era uma surpresa diante do domínio inicial das Red Bull.
Pierre Gasly, com a AlphaTauri, confirmou a condição de melhor do resto, com a quinta posição. Terá a seu lado na terceira fila Carlos Sainz, mais à vontade no fim de semana do que o companheiro Charles Leclerc.
Vermelha
O treino foi interrompido com bandeira vermelha nos primeiros minutos do Q1, depois que Lance Stroll (Aston Martin) perdeu a aderência na Curva Peraltada (de acesso à reta dos boxes) e bateu forte nas barreiras, que tiveram de ser ajustadas. O canadense é um dos que vai para o fim do grid por troca da unidade de potência, mesmo caso de Tsunoda. A lista ganhou dois outros nomes neste sábado: o de Lando Norris (McLaren) e o de Esteban Ocon.
A situação da Alpine, aliás, não é das mais positivas, já que Fernando Alonso foi um dos eliminados já na primeira fase do treino. Em termos de estratégia, todos os primeiros colocados escolheram o mesmo caminho: fizeram suas voltas rápidas no Q2 com os médios, que usarão no primeiro stint da prova.

Siga o Racemotor no: