Metge, Medeiros, Baptista e Marcos Baumgart vencem o prólogo do Sertões 2021

O Sertões 2021, maior rally das Américas, ‘pegou no breu’. E começa neste sábado seu caminho que vai desbravar os sertões de sete estados nordestinos, com nove etapas e mais de 3.600km de desafio. A caravana deixa Pipa, no Rio Grande do Norte, rumo a Patos, na Paraíba, com 235 quilômetros cronometrados em uma região temida pelos competidores: o Seridó. A promessa é de uma especial bastante técnica e trabalhosa, com trechos sinuosos, setores de baixa e média velocidade e trial (piso bastante desgastado com pedras, valetas e buracos). Um cenário que resume bem a cara desta edição, com poucos retões e muita mão de obra para pilotos e navegadores.

A sexta-feira trouxe um aperitivo do que vem pela frente, que colocou os participantes no clima da competição. O prólogo de 10,7km na Usina Estiva testou a caravana com trechos sinuosos, de mata, canaviais e com várias curvas fechadas. E definiu a ordem de largada para a primeira etapa – ser um dos primeiros em cada uma das quatro categorias é sinônimo de fugir da poeira e encontrar um terreno em melhores condições. Uma vantagem preciosa como a água no sertão.

As diferenças mínimas nas quatro categorias deram uma prévia do que será a disputa até Tamandaré (PE), no dia 22. Entre os carros, apenas nove décimos de segundo separaram os dois carros da X Rally Team. Campeões do Sertões 2020, Marcos Baumgart/Kleber Cincea superaram os vices Cristian Baumgart/Beco Andreotti. Novidade nesta edição, o Buggy Century CR6 T1 FIA de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs já mostrou a que veio, com a terceira posição.

Nos UTVs, que contam com grid recorde, os mais rápidos do dia foram Cristiano Baptista/Robledo Nicoletti, com o Can-Am Maverick X3 da equipe Transmáquinas. Com o mesmo modelo, Vinícius Castro/Rogério Almeida ficaram em segundo, a 6s5. Para os atuais campeões, o Sertões começou com um susto: Deninho Casarini/Ivo Meyer viraram o UTV já nos primeiros metros. Nada sério, mas que exigirá uma prova de recuperação – serão a 76ª dupla a largar para a especial, com a perspectiva de muita poeira e ultrapassagens para fazer.

Liderança

A disputa nas motos já valeu para a classificação da prova e foi dominada pelo francês Adrien Metge (Yamaha). No ano passado, ele viu frustrada a chance de brigar pela vitória com o diagnóstico positivo para Covid na semana do rally. Agora, vem com tudo para encarar um terreno de predileção. Outro que volta ao maior rally das Américas (lesionado ano passado), o gaúcho Gregório Caselani (Honda) foi o segundo no prólogo.

Entre os quadriciclos, o atual campeão Marcelo Medeiros começou na frente. Por 3s9, levou a melhor sobre o argentino Manuel Andujar, vencedor do Dakar 2021. Em terceiro o polonês Rafal Sonik.

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