Mitsubishi recria divisão Ralliart e acena com volta às competições
A divulgação do balanço financeiro da Mitsubishi Motors em 2020 trouxe boas notícias para os fãs da marca nas competições off-road. A casa dos três diamantes vai recriar a divisão Ralliart, responsável pelas participações vitoriosas no Paris-Dakar e no Mundial de Rally (WRC). Se um dos objetivos é criar versões com pegada mais esportiva de seus produtos, e oferecer acessórios de performance, são grandes as chances de um novo envolvimento oficial com as competições. Especialmente usando modelos com propulsão híbrida.
Atualmente a Mitsubishi não conta com um produto específico para o WRC – o sedã Lancer, tetracampeão mundial com Tommi Makinen é produzido para poucos mercados e não há previsão de uma nova geração. O foco estaria então nas competições de rally cross-country, muito provavelmente desenvolvendo produtos para serem usados por suas principais filiais. A marca japonesa agora integra a aliança global Renault/Nissan e pode se valer de componentes das parceiras.
A Ralliart surgiu em 1983 na Grã-Bretanha graças ao ex-piloto de rally Andrew Cowan. Sob seu comando foi criado um esquadrão que, nas décadas de 1980 a 2000 venceu 11 edições do Dakar – uma delas, em 2001, a única conquistada por uma mulher, a alemã Jutta Kleinschmidt. Paralelamente a equipe desenvolveu a série Evolution do Lancer, com tração integral e destaque nos rallies em todo o mundo. A crise econômica e um ajuste em suas prioridades levaram a Mitsubishi a deixar a divisão de lado em 2010. Em 2015, a fábrica japonesa desenvolveu um Outlander híbrido (PHEV) que disputou provas como a Baja Portalegre 500.
Siga o Racemotor no: