Nas ruas de Nashville, Rafa Matos defende a liderança da Trans-Am
A Fórmula Indy não é a única a ganhar o inédito e desafiador traçado de rua de Nashville no fim de semana. Os 3.490m da pista desenhada em torno do estádio do Tennessee Titans (NFL) também recebem a oitava etapa da Trans-Am, apenas com a categoria mais numerosa e equilibrada (TA2). Que tem como líder um brasileiro: Rafa Matos (Ford Mustang/3 Dimensional Services), em busca de seu segundo título na competição. A ocasião atraiu um grid recorde, com 38 máquinas num circuito com pontos bastante estreitos e com a travessia da ponte Korean War Veterans Memorial nos dois sentidos, uma novidade no automobilismo norte-americano.
O que tornará a qualificação ainda mais importante, já que largar na frente sábado (7) certamente será sinônimo de escapar de confusões. E além dos pilotos habituais do campeonato, vários nomes de respeito se juntam ao pelotão. A começar pelo mexicano Daniel Suarez, que terá a chance de enfrentar o patrão na Nascar Cup Justin Marks. O sócio majoritário da Trackhouse Racing volta à Trans-Am e é parte do grupo que promove o evento (Music City Grand Prix). Suarez vai comandar um Camaro da Silver Hare Racing.
Já Joey Hand faz sua estreia na categoria, com a experiência extensa na IMSA e no Mundial de Endurance. E nomes históricos da Trans-Am, atualmente na TA (classe mais potente) também estarão na disputa pela TA2: casos de Boris Said e Tony Ave.
“A pista é apertada, bastante travada, mas tenho a vantagem de liderar o campeonato. Lógico que largar na frente será fundamental. Imagino que a corrida será uma completa loteria, com 38 carros, o que muda completamente a estratégia”, diz Matos. Nos treinos livres da sexta-feira, o piloto de Belo Horizonte garantiu a segunda melhor marca, a 0s11 de Thomas Merrill.
Programação
A qualificação acontecerá a partir das 13h deste sábado, com os pilotos divididos em dois grupos, separados pelos tempos nos treinos livres. A largada para a prova de 100 milhas está prevista para as 15h25, sempre pelo horário brasileiro.
Siga o Racemotor no: