Nascar confirma restante da temporada sem treino e qualificação
A disputa pelo título da Nascar Cup Series deste ano ganha um elemento a mais de incerteza e risco para quem briga pela taça. A categoria confirmou nesta terça-feira que tanto as provas restantes da fase regular como as 10 corridas dos playoffs não terão treinos livres ou qualificação. Mantém-se, assim, o formato adotado desde o retorno após a pausa pela pandemia de Covid-19. Com uma exceção: a Charlotte 600, em que houve tomada de tempo para definir o grid. A medida também vale para Xfinity e Truck Series.
A grande incógnita atende pelo misto de Daytona, que será usado pela primeira vez na Cup, em 16 de agosto. Do pelotão atual, o único com experiência recente no traçado que recebe as 24h da IMSA é o campeão Kyle Busch, que competiu no Lexus RC-F GT3 da AIM Vasser Sullivan.
Até os playoffs, a Nascar manterá o sistema de grids determinados por sorteio dirigido, conforme a faixa da classificação no campeonato (1º ao 12°; 13º ao 24º; 25º ao 36º e as vagas restantes para os times fora do charter). Na rodada dupla de Michigan, as 20 primeiras posições da primeira prova serão invertidas para determinar o grid da segunda.
Scott Miller, vice de Competição da Nascar, revelou que sua equipe busca encontrar um sistema para as provas dos playoffs. Segundo ele, voltar com os treinos de qualificação exigiria mais pessoas nos circuitos e iria contra os protocolos de prevenção à Covid-19. “Conversamos com as equipes para tomar a decisão. Esse sistema tem proporcionado boas corridas”.
Siga o Racemotor no: