Nascar Euro Series inicia temporada da consolidação
Já se vão 11 anos desde que o piloto e dono de equipe francês Jêrome Galpin resolveu apostar no fascínio das máquinas no formato stock car do outro lado do Atlântico. O que já foi um campeonato de gentlemen drivers com provas de pouco público se transformou num dos campeonatos mais espetaculares do Velho Continente, ainda que o calendário conte apenas com um oval (Venray, na Holanda).
Pois a temporada da Nascar Whelen Euro Series (NWES) que se inicia neste fim de semana no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), tem tudo para marcar a maturidade do campeonato. Com a combinação entre os baixos custos de participação, o nível técnico em alta e a preocupação de garantir espetáculo também fora da pista, a criatura de Galpin vive seu melhor momento, atraindo times como a Racing Engineering.
A primeira rodada dupla tem 33 carros inscritos nas categorias Elite 1 e 2 (a divisão obrigatória entre dois pilotos ajuda a controlar os orçamentos). Na categoria principal, pilotos com as mais variadas origens, mas capazes de proporcionar disputas interessantes. A estreia mais comentada é a de Jacques Villeneuve, com o carro da GoFas Racing, mas há ainda nomes como os dos ex-campeões Alon Day e Ander Vilariño; dos experientes Christophe Bouchut e Marc Goossens e do jovem holandês Loris Hezemans, filho de Toine Hezemans.
No carro #70 da Mishumotors, mais uma vez Bobby Labonte deixa de lado a aposentadoria para participar da festa. Parte de um intercâmbio com a Nascar Peak mexicana, Ruben Garcia Jr. comanda um dos carros do ex-Fórmula 1 Alex Caffi.
E não faltam norte-americanos também na Elite 2: a folclórica Jennifer Jo Cobb comanda o Camaro da Racing Total, enquanto a Racing Engineering mostrou suas intenções ao recrutar, na Gander Truck Series, Myatt Snider para brigar pelo título. O calendário tem ainda paradas em Franciacorta (Itália), Brands Hatch (o circuito Indy, mais curto); Most (República Tcheca); Hockenheim e Zolder.
