O Racemotor já mostrou ao longo do fim de semana a sensacional e histórica vitória de Sebastien Loeb/Daniel Elena na etapa espanhola do Mundial de Rally (WRC); a etapa do Velopark do Brasileiro de Endurance; a conquista de Enzo Fittipaldi na F-4 italiana e toda a emoção da Copa Truck acelerando pela primeira vez no Circuito dos Cristais, mas não ficou só nisso. A Nascar iniciou em Martinsville a última fase dos playoffs antes da grande decisão de Homestead e a Copa do Mundo de Turismo teve resultados surpreendentes na visita a Suzuka.
Nascar Monster Energy Cup Series
Numa pista que se auto-intitula “uma meia milha de confusão”, era difícil imaginar um desfecho tranquilo para a primeira prova da fase de 8 dos playoffs, que indicará os quatro que irão a Homestead com chance de levantar a Cup. E se Kyle Busch (Toyota JGR) largou na pole e Joey Logano (Ford Penske) liderou 309 das 500 voltas, quem iniciou a última em primeiro foi o atual campeão Martin Truex Jr. (Toyota Furniture Row), que saiu do fundo do pelotão depois de ser punido na vistoria técnica pós-qualificação. Pois Logano resolveu jogar duro e, como dificilmente passaria de outro modo, apelou para o “bump and draft”, o bom e velho totó na traseira, que desequilibrou o carro #78 e deu ao #22, também de lado, a chance de cruzar a linha em primeiro e assegurar vaga na final. A manobra deu pano para a manga, a ponto de Truex afirmar que fará de tudo para que o rival não seja campeão. Logano foi defendido pelo capitão Roger Penske, para quem a vitória foi merecida, e se defendeu dizendo que uma pilotagem próxima do dirt track era o que daria resultado na pista da Virginia e que um final como o ocorrido era o que o público queria ver.
A true @MartinsvilleSwy classic.
Relive the finish in @CreditOneBank‘s One To Go! pic.twitter.com/wszAE5kW8r
— NASCAR (@NASCAR) 29 de outubro de 2018
FIA WTCR
Na visita anual da Copa do Mundo de Turismo ao Japão (e, mais especificamente a Suzuka, pista da Honda), era de se esperar que os Civic dessem as cartas, tanto mais que finalmente o português Tiago Monteiro pôde voltar a acelerar depois da longa recuperação do acidente sofrido ano passado. Mas em meio a representantes semi-oficiais de Seat, Honda, Hyundai, Audi e Volkswagen, brilhou o único modelo desenvolvido de forma particular, sem envolvimento direto da montadora. A Alfa Romeo MiTo da equipe Romeo Ferraris (Team Mulsanne) comandada por Kevin Ceccon (ex-piloto da GP2) foi a mais rápida na qualificação, venceu a primeira corrida e somou ainda uma sexta e uma terceira posição (mesmo com punição por alinhamento fora do local no grid da corrida 3). As outras duas corridas da rodada tripla foram vencidas por Rob Huff (VW Golf) e por Gabriele Tarquini (Hyundai) que, no duelo de monstros sagrados do turismo com Yvan Muller (Hyundai) pelo título, abriu 39 pontos de vantagem sobre o francês com a etapa de Macau restando.