Old Stock e Opala 250 trabalham para reduzir custos na temporada 2020

Responsáveis por categorias que reúnem cerca de 50 automóveis em dois grids, os organizadores da Old Stock Race e Opala 250 reuniram-se esta semana com dirigentes da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) para debater formas de aumentar o equilíbrio e conter custos de preparação e manutenção. No encontro com representantes do Conselho Técnico Desportivo Paulista os promotores Georges Lemonias, o Grego, e Fabio Franzoni apresentaram suas propostas para o regulamento técnico a ser adotado para a temporada de 2020.

“Atitudes como essa contribuem para o crescimento não apenas da categoria, mas de toda a cadeia de profissionais envolvidos com o automobilismo. Isso permite administrar e gerenciar o trabalho de desenvolvimento e preparação para a próxima temporada de uma forma racional”, comentou Marcus Ramaciotti, presidente do CTDP, que aprovou a iniciativa.

Grego, um dos idealizadores da Old Stock Race e da Opala 250, reforçou que as alterações propostas buscam criar condições para que a diferença de orçamento entre as grandes e pequenas equipes seja atenuada. “Quem vive o automobilismo sabe que o dinheiro sempre fala mais alto na preparação de um carro e que existem maneiras de amenizar essa diferença. Ao limitar os giros do motor e buscar fornecedores dispostos a colaborar com nossa categoria estamos tomando atitudes que beneficiam a todos os nossos parceiros, que estão crescendo em número e qualidade.”

Pai de Victor Franzoni (atualmente disputando provas nos Estados Unidos), Fábio Franzoni colaborou com Lemonias na pesquisa e adequação do regulamento técnico das duas categorias. Para o ex-kartista e piloto da Old Stock, as modificações também visam aumentar a segurança dos carros.

“Quanto à limitação de giros vamos explorar as facilidades que a eletrônica oferece para controlar as rotações do motor e, por consequência, diminuir o estresse que a potência e torque exercem sobre o sistema de transmissão.”

Mudanças

Com relação ao câmbio deverão ser homologados as versões 2215A, 2205A, FSO2405B e FSO2405D com relações pré-determinadas, sempre com o uso de coroa e pinhão de relação 3,54:1. Entre as mudanças encaminhadas por Lemonias e Franzoni estão a limitação de giros, que seria alcançada com a possível adoção de um novo módulo de ignição MSD. Além disso, a adoção de disposição padrão do chicote de interligação do módulo com distribuidor e bobina, volante em aço, com peso mínimo de 9 Kg e fixado ao volante com três pinos de segurança e molas RG 37 de especificação única para a suspensão dianteira. A fixação do para-brisas também foi alvo de estudos. Eles indicaram a possibilidade de usar policarbonato fabricado com base em material da empresa Sabia e com 5 mm de espessura mínima.

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