Pepe Oriola é primeiro campeão do TCR South America
Título para Pepe Oriola na primeira temporada do TCR South America. O espanhol fez valer toda a experiência acumulada com os carros que seguem o regulamento na Europa (competiu no TCR Europe e no WTCR) para se impor com o Honda Civic da brasileira W2 ProGP. Na última etapa, em Concepción (Argentina), Oriola venceu no sábado, depois de largar em segundo, e foi P.2 no domingo. Resultados mais que suficientes para superar Rodrigo Baptista (Audi RS3 LMS / Cobra Racing).
Digo conquistou a pole para a corrida 1, mas acabou superado por Oriola. Sob forte calor, perdeu rendimento e foi ultrapassado também por Raphael Reis, que garantiu a dobradinha da W2 ProGP. Na segunda prova, a inversão do grid jogou o espanhol para nono. Durante as 16 voltas, ele só não conseguiu superar o argentino Fabricio Pezzini (Lynk & Co. 03 / PMO), que venceu pela segunda vez na categoria. Em quinto, Digo Baptista foi o melhor brasileiro.
Digo e Raphael Reis completaram o pódio final do campeonato. Adalberto Baptista (Audi RS3 LMS / Cobra Racing) foi o campeão na classe Trophy.
Temporada 2022
Concluída a primeira edição do campeonato, as atenções se voltam agora para 2022. O jovem curitibano Pedro Aizza foi o primeiro nome confirmado para o campeonato do ano que vem. Ele comandará um dos Hyundai Elantra da Scuderia CJ, depois de estrear com o mesmo carro nas provas endurance de Curitiba e Buenos Aires. A ideia é formar dupla com Augusto Farfus nas corridas de longa duração do ano que vem.
Embora 18 máquinas TCR estivessem disponíveis na região, o grid máximo registrado este ano foi de 13 (endurance Buenos Aires). Tudo indica que os números para 2022 se aproximem ou até superem os 20 carros. A Crown Racing confirmou que alinhará dois Honda Civic. A argentina PMO, que já conta com dois Lynk & Co. 03 e um Peugeot 308 deve ter mais um hatch francês. E a expectativa é pela participação dos Toyota Corolla, em processo de homologação FIA nos próximos meses, após os primeiros testes de pista.
Siga o Racemotor no: