Pole de Charles Leclerc no GP do Azerbaijão
Primeira pole da Ferrari e de Charles Leclerc na temporada do Mundial de F-1. Ao fim de uma disputa emocionante no Q3 (com direito a empate no tempo de volta da primeira tentativa), o monegasco bateu Max Verstappen (Red Bull) no circuito de rua de Baku para, pelo terceiro ano consecutivo, comandar o grid no GP do Azerbaijão, domingo. Marcou 1min40s203.
Com o novo formato da Sprint Race do sábado – classificação à parte no próprio dia da prova curta –; o quali da sexta ganhou importância redobrada. E, depois de apenas uma sessão livre para encontrar o melhor acerto, os muros fizeram suas vítimas. No Q1, Nyck de Vries (AlphaTauri) e Pierre Gasly (Alpine) bateram, causando interrupção com bandeira vermelha. Guanyu Zhou (Alfa Romeo), e a dupla da Haas – Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg –; se juntaram a eles como os eliminados na primeira fase. Leclerc foi o mais rápido, com 1min41s269.
A característica particular do circuito de Baku (a mais longa reta do calendário e também o trecho mais travado), os times se dividiram nas escolhas aerodinâmicas. Muitos deles apostaram em asas traseiras mais descarregadas, sinônimo de menor downforce na parte da cidade histórica.
No Q2, Verstappen foi o primeiro a andar abaixo de 1min41 (1min40s822), com Leclerc a seguir. George Russell (Mercedes) foi um dos que ficaram pelo caminho e partirá em 11º. Logo à frente de Esteban Ocon (Alpine), com o time francês fora do grupo dos 10 mais rápidos. As duas Williams desta vez saem no grupo intermediário, com Alex Albon em 13º e Logan Sargeant em 15º.
Tudo igual
Com a Red Bull mais rápida de reta e a Ferrari compensando no misto, a primeira saída de Leclerc e Verstappen no Q3 proporcionou o tempo de 1min40s445 para os dois. Na segunda saída, no entanto, a Ferrari #16, conseguiu ser quase dois décimos de segundo mais rápida. Sergio Perez (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) vão formar a segunda fila, com Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin) na terceira. Ótimo trabalho de Yuki Tsunoda, oitavo com a AlphaTauri.

Siga o Racemotor no: