Rally Andaluzia abre Copa do Mundo de Cross-Country na Espanha

O Rally da Andaluzia está de volta para sua segunda edição, desta vez válida pela Copa do Mundo FIA de Rallies Cross-Country (Carros/UTVs). Lançada ano passado para compensar o cancelamento de várias provas devido à pandemia, a disputa no Sul da Espanha volta a contar com a participação de várias das principais equipes da modalidade, nas duas e nas quatro rodas. Nas motos, a competição é parte do programa “Road to Dakar”.

Depois do prólogo de 11km desta quarta-feira, os competidores vão encarar quatro etapas até sábado (14), num total de 1.224 quilômetros cronometrados. Sempre em laço – largada e chegada do acampamento montado em Villamartin. As especiais têm em sua maioria piso de cascalho com pedras e alternam trechos sinuosos com outros mais abertos e rápidos.

Entre os carros, Nasser Al-Attiyah conta com a picape Toyota Hilux V8 usada no último Dakar para defender o título do ano passado. Quem também voltou à prova é Carlos Sainz, com o Buggy Mini JCW 4×2 da X-Raid. A equipe alemã ainda alinha o sueco Matthias Ekstrom (bicampeão do DTM e campeão mundial de Rallycross em 2016), com um buggy e a espanhola Laia Sanz (Mini All4). Dona de uma vitoriosa trajetória nas motos, com 11 participações no Dakar, ela direciona a carreira para as quatro rodas – também faz dupla com ‘El Matador’ Sainz na Extreme E. O saudita Yazeed Al-Rajhi é outro destaque do último Dakar que disputa o Rally Andaluzia, com uma Hilux V8.

De Mevius/Colsoul (Overdrive OT3/T3) – foto: Andalucia Rally

A T3 (UTVs protótipos) tem como novidade a entrada do belga Guillaume De Mevius no time Red Bull, com os Overdrive OT3. Ele se junta a Seth Quintero, Cristina Gutiérrez e Mitch Guthrie, que defenderam o time no Dakar. Na T4 são 22 os UTVs participantes.

Motos

Nas duas rodas, as equipes oficiais Honda, Hero e Sherco são os destaques. Atual bicampeã do Dakar, a marca japonesa promove a estreia do chileno Pablo Quintanilla, que substitui o argentino Kevin Benavides, agora na KTM. A outra CRF 450 Rally é comandada pelo espanhol Joan Barreda. Com as máquinas da marca indiana aceleram os portugueses Joaquim Rodrigues e Sebastian Bühler e o argentino Franco Caimi, que faz sua estreia no time. Lorenzo Santolino e Rui Gonçalves comandam as francesas Sherco. Husqvarna e KTM preferiram não disputar a prova.

Brasileiros

O Rally Andaluzia 2021 tem a participação de dois brasileiros. O navegador catarinense Gustavo Gugelmin repete a parceria com o norte-americano Austin Jones em um Can-Am X3 XRS (T4) do time oficial Monster Energy. A dupla foi a vice-campeã do Dakar 2021. Já Valéria Nacarato Geo é a navegadora da picape Toyota Hilux Overdrive pilotada pelo português Victor Conceição.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais