Pouco mais de 500 quilômetros que mais lembravam uma prova do WRC como Monte-Carlo ou Suécia. Mas era a primeira etapa do Mundial FIA de Rally Cross-Country. Nas florestas geladas ao norte de São Petersburgo, o Rally Baja Rússia trouxe um desafio diferente para quem está acostumado à terra, dunas e desertos. Nessas condições críticas, Reinaldo Varela e Youssef Haddad conseguiram um resultado importante na luta pelo título.
Varela teve de se adaptar não só às condições de piso e temperatura. O veículo – um UTV desenvolvido pela equipe G-Force – também era novidade. Assim como comandá-lo com pneus estreitos e com cravos, fundamentais para permanecer no caminho certo.
Não por acaso, as duplas da região e dos países vizinhos deram as cartas nos quatro dias de prova. Varela e Haddad abandonaram no primeiro dia, mas conseguiram largar para os seguintes. Apesar do tempo acumulado e das penalizações, ficaram com o sexto posto na categoria T3 – segundo entre as duplas que seguirão no Mundial.
“Tivemos uma quebra no primeiro dia, que nos custou muito tempo de reparo. E no último dia o carro não tinha boa dirigibilidade, e esse comportamento nos atrapalhou bastante durante toda a prova. Então nossa meta foi tentar chegar ao final e pontuar o máximo possível”, destacou Varela.
Entre os carros, vitória do experiente Vladmir Vasilyev, navegado por Vitaliy Yevtyekhov, a bordo de uma BMW X3 T1. Os melhores entre os UTVs também foram russos: Fedor Vorobyev/Kirill Shubin, tradicionais rivais de Varela no Mundial FIA.
Baja Russia
Mundial de Rally Cross-Country FIA (primeira etapa)
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