Risco do Coronavírus leva Fórmula E a cancelar ePrix de Sanya, na China
Mudança forçada no calendário da temporada 2019/2020 da FIA Fórmula E. Depois de monitorar o crescimento dos casos de contágio por um novo tipo de Coronavírus na China, a categoria confirmou o cancelamento da etapa no país, o ePrix de Sanya, previsto para 21 de março.
Embora a cidade balneária esteja a 1.800 quilômetros de distância de Wuhan, que concentra os casos da enfermidade, a conclusão é de que haveria risco a pilotos, pessoal de equipes e, principalmente, espectadores. Vários eventos esportivos já haviam sido desmarcados desde o crescimento do número de casos (já são mais de 300 mortes confirmadas).
“Em conjunto com a Província de Hainan, a Prefeitura de Sanya e a Federação Chinesa de Esportes Motorizados (CAMF), decidimos não correr na data prevista. Como a Organização Mundial de Saúde qualificou o Coronavírus uma emergência internacional, tomamos as medidas necessárias para garantir a integridade de nosso estafe, pilotos, times e, especialmente, da população”, diz o comunicado.
A nota ainda deixa em aberto a possibilidade de remarcação da prova caso as condições evoluam, mas o mais provável é que outra etapa da temporada receba uma segunda corrida – Berlim e Nova York são as principais possibilidades.
O anúncio ainda aumenta as dúvidas referentes ao GP da China de Fórmula 1 (19 de abril, em Shanghai). Dificilmente o que já é considerado uma epidemia será controlado até a data, o que faz crescer a possibilidade de cancelamento.
Siga o Racemotor no: