Sergio Perez comanda pódio diferente no GP do Azerbaijão da F-1
Um pódio inesperado no GP do Azerbaijão, sexta etapa do Mundial de F-1. Em que o vencedor largou em sétimo e o segundo em 11º. Sergio Perez (Red Bull) se beneficiou do abandono do companheiro Max Verstappen a cinco voltas do fim para conquistar sua primeira prova pelo time do touro vermelho. Bateu Sebastian Vettel, no melhor resultado da Aston Martin, e Pierre Gasly, mais uma vez entre os três primeiros com a AlphaTauri.
O cenário do campeonato de pilotos, que chegou a se mexer bastante ao longo das 51 voltas, permaneceu o mesmo, já que Lewis Hamilton acabou fora da zona de pontuação. O heptacampeão chegou a estar à frente de Perez na relargada da V.50, mas passou reto na primeira frenagem.
A prova nas ruas de Baku teve um início tranquilo, com todos os carros passando pelos primeiros metros. O pole Charles Leclerc fez a primeira tomada à frente de Hamilton e Verstappen, mas logo na segunda volta foi ultrapassado pelo Mercedes #44. Não demorou para que o holandês e o mexicano o deixassem para trás. Com o desgaste rápido dos pneus, a Ferrari #16 perdeu terreno e passou a ser ameaçada por Gasly.
Não por acaso Leclerc foi um dos primeiros do pelotão de frente a fazer a troca para os pneus duros (V.10). Quase na mesma altura, seu companheiro Carlos Sainz prejudicou o bom começo ao passar reto na subida do castelo. Hamilton entrou para seu pitstop na V.12 e perdeu tempo (4s6). Não só Verstappen (parou na V.13) como Perez (V.14) o superaram. Vettel, também com os pneus macios, liderou até a troca (V.19).
Pneus
O safety car, comum no traçado do Azerbaijão, entrou na pista pela primeira vez na volta 31. Um furo no pneu traseiro esquerdo mandou o Aston Martin de Lance Stroll para a mureta no retão. Os líderes preferiram não fazer nova troca. Na relargada, Hamilton procurou se aproximar de Perez, mas não conseguia bom desempenho no setor intermediário. A essa altura, Verstappen, com a volta mais rápida, abria para 12 pontos a vantagem para o britânico no campeonato.
Antes de abrir a 46ª volta, foi a vez de o líder da prova e do Mundial sofrer um furo do pneu traseiro esquerdo, que também o mandou para o muro na reta. Com o carro em posição perigosa, a direção de prova a interrompeu com bandeira vermelha.
A relargada, agora com os carros parados, deu início a um sprint de duas voltas. Sem a ameaça de Hamilton, Perez e Vettel mantiveram as posições, enquanto Gasly levava a melhor sobre Leclerc. Lando Norris colocou a McLaren na P.5, à frente de Fernando Alonso, em seu melhor fim de semana com a Alpine. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) voltou a pontuar, à frente de Sainz, Daniel Ricciardo (McLaren) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo).
Zero ponto
Para a Mercedes, mesmo com o abandono de Verstappen o fim de semana foi de zero ponto entre os Construtores. Irreconhecível e sem nenhuma aposta de estratégia diferente, Valtteri Bottas não passou de P.12. A diferença em relação à Red Bull é agora de 26 pontos (174 a 148).
Ojjeh
Antes da prova, a F-1 prestou homenagem a Mansour Ojjeh, que faleceu aos 68 anos no começo da manhã. O empresário saudita se tornou patrocinador (TAG) e investidor da McLaren na primeira metade da década de 1990. Mesmo com as mudanças societárias, manteve uma participação no time de Woking, assim como na fábrica de esportivos.
Siga o Racemotor no: