Sertões BRB revela roteiro duro no Nordeste
Fim do mistério. Revelado nesta quinta-feira o roteiro do Sertões 2023 (31ª edição do maior rally das Américas), de 11 a 19 de agosto. Serão oito etapas (além do prólogo e de um super prime) concentradas em território nordestino. Ao todo são cerca de 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 cronometrados – a distância oficial depende da última conferência pela equipe técnica da Dunas. Um roteiro definido como o “o mais exigente e desafiador de todos”.
A pernambucana Petrolina receberá a largada; as duas primeiras etapas, em laço, ou margarida e será o ponto de partida de mais duas: a terceira (que abre a Maratona), rumo a Xique-Xique (BA), de onde os competidores retornam no dia seguinte; e a quinta, rumo ao cearense Crato, uma das novidades deste ano.
De lá, a caravana rumará para Sobral, que já acolheu o Sertões outras duas vezes. A promessa é de que esta sexta etapa será uma das mais exigentes da história do desafio. Em seguida, o destino será Cruz, no litoral cearense. A cidade que tem como destaque a Praia do Preá receberá o último dia de competição que, segundo o diretor de prova Du Sachs, pode mexer na classificação final, com areia, pedras e piçarra. A consagração dos vencedores ocorrerá diante do mar de uma região conhecida como paraíso do kitesurfe.
‘Tinhoso’
Subidas e descidas de serras; muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem serão o cardápio de um roteiro ‘tinhoso’, que promete testar ao máximo homens e máquinas. Para as equipes de apoio, serão apenas 1.050 km de deslocamentos, facilitando a logística e reduzindo custos.
“Podemos garantir: o Sertões desse ano não é o maior, mas com certeza é o melhor, em termos de dificuldades, técnica e belezas. Os competidores que se preparem! Quando acharem que está dominado, poderão ter um choque de realidade. Sertões é sobre desafios, superação. E aquela máxima do rally: quanto pior melhor. Faremos jus a isso. Mas a recompensa virá no final”, resume o diretor-técnico Edgar Fabre.
Fera nas motos
A expectativa é de que o grid nos UTVs seja o maior já registrado em uma prova de rally cross-country – 110 máquinas já estão garantidas, com 10 vagas ainda disponíveis. Nas motos, uma das grandes revelações internacionais da modalidade estará presente: o norte-americano Mason Klein, que comandará uma KTM alinhada em parceria entre a filial da marca austríaca e a equipe Brasil Moto Tour, de Dimas Mattos.

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