Brasileiros fecham no pódio o Mundial de Rally Raid
Temporada encerrada no Mundial de Rally Raid (W2RC) com o Brasil no pódio em dose dupla. Ao lado do navegador espanhol Armand Monleon, Lucas Moraes (Toyota GR Hilux DKR T1+ / Toyota Gazoo Racing) fechou o campeonato em terceiro lugar na categoria Ultimate T1+ dos carros. Mesma posição conquistada por Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) na Challenger (UTV T3).
Lucas concluiu o Rally do Marrocos na décima posição após os problemas nos pedais de acelerador e freio enfrentados na penúltima etapa, quinta-feira. O quarto lugar na especial decisiva de 273 km em torno de Mengoub concluiu um ano marcado por cinco vitórias, uma delas no Dakar. Um desempenho que ajudou a Toyota Gazoo Racing a garantir a conquista entre os Construtores.
Vitória no rally marroquino e título para Nasser Al-Attiyah / Edouard Boulanger. Os dois se uniram após o Dakar (Boulanger navegava para Stephane Peterhansel) e, até o Ruta 40, na Argentina, andaram com o Prodrive Hunter T1+ oficial. Estrearam o Dacia Sandriders T1+, também desenvolvido pela Prodrive, levando o modelo à primeira posição na prova que concluiu o W2RC 2024. A Dacia, aliás, garantiu a dobradinha, com Sebastien Loeb / Fabien Lurquin na segunda posição, trazendo otimismo para o Dakar 2025.
Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) terminaram o Rally do Marrocos na 11ª posição.
Challenger
Gastaldi / Sachs voltaram a andar forte no estágio final após abandonarem a etapa da véspera e fecharam o dia na terceira posição. Já contavam com pontos suficientes para confirmar a terceira posição do campeonato, vencido por Rokas Baciuska (Can-Am), entre os pilotos, e pela argentina Valentina Pertegarini (Taurus) entre os navegadores.
Conquista inédita
Nas motos, Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) venceu o Rally do Marrocos com folga, mas a festa principal foi de Ross Branch (Hero 450 Rally / Hero Motorsport). O piloto de Botsuana, que perdeu o posto na Yamaha com o fim da equipe oficial da marca japonesa, assegurou o título do W2RC, o primeiro também para a fabricante indiana.
Siga o Racemotor no: