Silk Way Rally chega ao último dia com disputa aberta nas duas e quatro rodas
As 10 etapas originais se transformaram em cinco com a decisão de não entrar no território da Mongólia por causa da situação da pandemia. E o Silk Way Rally vai consagrar seus campeões de 2021 nesta terça-feira (6). A caravana encara mais uma vez o estágio do segundo dia, com largada e chegada em Gorno-Altaisk e 132 quilômetros cronometrados. E com a disputa ainda aberta entre motos e carros. A prova é válida pelo Mundial de Rally Cross-Country FIM (motos/quads) e pela Copa do Mundo FIA (carros/UTVs).
Nesta segunda-feira pilotos e navegadores fecharam a etapa Maratona, com o estágio entre Koch-Agach e Gorno-Altaisk. Na prática, o mesmo percurso de 133 quilômetros da véspera por entre as montanhas Altai. O que facilitou para a navegação, mas proporcionou um piso bem mais danificado, especialmente nos trechos mais técnicos.
Sobre duas rodas, o australiano Daniel Sanders foi o mais rápido do dia com a Gas Gas RC 450F Rally (na prática, uma KTM com as cores da marca espanhola, que pertence ao mesmo grupo). Superou o norte-americano Skyler Howes (Husqvarna) por 1min06. O austríaco Matthias Walkner (KTM 450 Rally) foi o terceiro, o que permitiu manter a liderança na geral. Aparece 4min47 à frente do argentino Franco Caimi (Hero), o que permite administrar a vantagem, desde que sem erros de navegação ou problemas mecânicos.
Já nos carros, os franceses Guerlain Chicherit / Alexandre Winocq (Buggy Century CR6) tomaram a ponta ao vencer a quinta etapa – foram ajudados pelo problema com os russos Vladimir Vasilyev / Alexei Kuzmich (Mini Countryman). E largarão para o último dia 4min26 à frente de Denis Krotov / Konstantin Zhiltsov (Mini John Cooper Works 4×4).
UTV
Com a desistência dos UTVs da Monster Energy Can-Am (entre eles o de Austin Jones e Gustavo Gugelmin), os russos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk (Can-Am Maverick X3) têm uma das mãos no troféu da categoria T4 (UTVs dervados de série). Estão 41 minutos à frente de Matthieu Margaillan e Axelle Roux, com outro Can-Am. Na T3 (UTVs protótipos), vantagem do francês Jean-Luc Ceccaldi (PH Zephyr).
Com o novo modelo da Kamaz, Dimitri Sotnikov lidera entre os caminhões (T5). O vencedor do último Dakar na categoria tem o melhor tempo geral entre os veículos de quatro rodas.
Siga o Racemotor no: