Six Days Enduro: edição na Itália é adiada para 2021
Adiar eventos no automobilismo e no motociclismo nem sempre é a solução mais adequada diante da pandemia provocada. Especialmente em regiões atingidas fortemente pela Covid-19, e diante de desafios logísticos de solução complicada. Depois do Tourist Trophy da Ilha de Man (Inglaterra), outra prova tradicional das duas rodas acabou adiada para 2021. Trata-se da edição italiana do International Six Days Enduro (ISDE); os Seis Dias, competição entre nações considerada a Olimpíada da modalidade.
A prova ocorreria em torno de Pavia, na Lombardia, região mais afetada pela doença no país, que registra mais de 15 mil mortes. E além da preocupação com a evolução da situação de saúde no local, o próprio formato do evento traria um quebra-cabeças complicado para a organização. Afinal, pilotos e equipes de todo o mundo marcam presença, e não há como afirmar com exatidão que, até o período original (31 de agosto a 5 de setembro), os deslocamentos e a possibilidade de contágios ‘importados’ pelo vírus estejam sob controle.
O evento foi remarcado para o mesmo período de 2021 (30 de agosto a 4 de setembro). “Fomos obrigados a tomar algumas decisões difíceis, com impactos nos países e suas federações. Neste caso, com a FMI (federação italiana) e a organização da prova, entendemos que era o passo a tomar. A prioridade agora é que todos estejam protegidos e bem, para que possamos celebrar uma inesquecível edição do Six Days”, destaca o pesidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Jorge Viegas.
Siga o Racemotor no: