Stock Car chega à pista mais veloz da temporada: Cascavel
A quinta etapa da Stock Car 2021 leva pilotos e equipes a um dos traçados mais aguardados da temporada. Com 3.058m de extensão e curvas como o desafiador Bacião. o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, é o mais veloz do calendário da categoria. No ano passado, a média de uma das corridas (vencida por Gabriel Casagrande) chegou a 163,6 km/h. E a pole de Max Wilson em 2017 (com o pacote técnico anterior da categoria) veio com 180,95 km/h.
O que não significa ausência de trechos de baixa. Duas curvas são feitas a pouco mais de 90 km/h, em segunda marcha. Os freios não são muito exigidos e, no caso dos pneus, se o desgaste da borracha também é limitado, as forças laterais nas curvas mais velozes são um fator que deve ser levado em consideração. “Também é onde os Stock Cars atingem altos níveis de força G lateral por mais tempo, exigindo um prolongado esforço físico do piloto”, lembra o experiente engenheiro Eduardo Bassani, da Full Time.
A programação da quinta etapa da Stock Car começa na sexta-feira (9), com um shakedown de 10 minutos. Sábado serão duas sessões de treinos livres, seguidas pela classificação (15h10). As largadas para as corridas no domingo acontecem às 12h10 e 12h48 (transmissão pela Band, Sportv e redes sociais da categoria).
Siga o Racemotor no: