Testes da F-1 em Barcelona: dez equipes e um mistério

Três dias de trabalho mais valiosos do que nunca no Mundial de F-1. A primeira parte da pré-temporada 2022, a partir desta quarta-feira (23), em Barcelona, vai começar a responder as dúvidas de projetistas e engenheiros sobre as escolhas feitas para o novo regulamento. Numa das maiores revoluções da história da categoria, a configuração aerodinâmica totalmente diferente e a chegada das rodas e pneus aro 18 fizeram com que todos realmente tivessem de partir da folha em branco – um jargão muitas vezes usado no Circo mas nem sempre verdadeiro.

Sem referências anteriores, cada um dos 10 times da categoria procurou interpretar as regras do seu modo. O que proporcionou carros com soluções bastante diferentes entre si. Ao menos por enquanto: se uma delas se mostrar mais eficiente, será reproduzida dentro do possível ao longo do grid durante o ano.

O que ajuda a explicar o clima de mistério nas apresentações dos novos modelos. Mesmo quem mostrou os carros de verdade procurou esconder alguns componentes definitivos. Que podem inclusive nem aparecer em Montmeló, ficando para a segunda parte da preparação, no Bahrain. As respostas da pista, aliás, podem determinar os próximos passos do desenvolvimento.

A atual campeã Red Bull foi mais longe e não deixou filtrar até a véspera do primeiro dia de treinos nenhuma imagem de seu RB18. A equipe do touro vermelho fez um evento online para mostrar a maquete do conceito criado pela FIA com a nova decoração (e patrocinadores). E só. Nem mesmo um teaser ou detalhe do que prepararam Adrian Newey e seus comandados. Em Barcelona, os tapumes certamente vão blindar o box do time de Max Verstappen e Sergio Perez dos olhares indiscretos.

Sensores e pneus

A Pirelli levou os cinco compostos slicks de sua nova gama para o traçado espanhol (30 jogos por equipe), além de intermediários e wets. Que poderão ser testados na tarde de sexta-feira, quando o circuito será molhado artificialmente.

Como sempre acontece na primeira fase dos treinos coletivos, os carros certamente ganharão a pista com os sensores aerodinâmicos que lembram grades e abusando do flow viz, a tinta reflexiva que ajuda a mostrar o caminho do ar ao longo das superfícies. A quarta-feira dará uma ideia da diferença de desempenho da safra 2022 (mais pesada) para os antecessores nesta fase híbrida.

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