Toyota #7 é bicampeão do Mundial de Endurance
Resultado esperado nas 8h do Bahrein, última etapa do Mundial de Endurance 2021 (FIA WEC). Mesmo com a segunda posição em mais uma dobradinha da Toyota, o trio do hypercar GR010 Hybrid #7 composto por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria López assegurou o bicampeonato. A vitória do #8 (Kazuki Nakajima, que se despede do time; Brandon Hartley e Sebastien Buemi) foi insuficiente para virar o jogo na disputa interna.
O #7 largou da pole, mas Buemi superou Conway ainda na fase inicial, o que praticamente definiu a prova. Especialmente quando o #8 enfrentou problemas no acionamento do câmbio que exigiram a troca da direção. A disputa direta perdeu já na primeira meia hora o Alpine A480 Gibson de André Negrão, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre, que chegou a pular na ponta na largada. Também com problemas no câmbio, o protótipo francês perdeu cinco voltas nos boxes, despencou na classificação, mas ainda se recuperou para ser o terceiro. Posição que o brasileiro e os companheiros confirmaram no campeonato.
Na LMP2, a equipe belga WRT, em sua primeira temporada no WEC, garantiu o título, com direito a vitória na prova do Oreca de Robin Frinjs, Charles Milesi e Ferdinand Habsburg.
GTE Pro e Am
Na GTE Pro a briga pelo título começou o sábado empatada entre a Ferrari 488 GTE Evo #51 da AF Corse (Alessandro Pierguidi/James Calado) e o Porsche 911 RSR #92 (Michael Christensen/Kevin Estre). E terminou com vantagem do carro italiano após um toque entre os dois nos minutos finais. Eles eram superados por um protótipo quando, no fim da reta, o #51 não conseguiu frear a tempo de evitar o contato. Os comissários determinaram a devolução da posição mas, como os dois carros tiveram de voltar aos boxes em momentos distintos, a troca não aconteceu.
Na outra Ferrari AF Corse (#52), Daniel Serra garantiu mais um pódio com a terceira posição ao lado do espanhol Miguel Molina.
Já na GTE Am as esperanças matemáticas de Felipe Fraga e do Aston Martin Vantage #33 da TF Sport se comprometeram logo de cara. Por conta de um toque recebido de outro carro com brasileiros no trio: o Aston #98, de Augusto Farfus e Marcos Gomes, então com Paul dalla Lana ao volante. A corrida terminou para o #33 com 128 voltas quando Ben Keating foi novamente atingido, desta vez pela Ferrari de Thomas Flohr. Título para a Ferrari 488 GTE Evo #83 da AF Corse (Nicklas Nielsen, Alessio Rovera e François Perrodo).
Siga o Racemotor no: