Toyota volta ao alto do pódio no WEC e domina 6h de Spa-Francorchamps
Volta do Mundial de Endurance com as 6h de Spa-Francorchamps e retorno também da Toyota Gazoo Racing ao alto do pódio. Penalizada pelo Balance of Performance por ser a única a contar com a ajuda de um sistema híbrido no TS050, a equipe japonesa se valeu de condições comuns nos 7.004m do traçado belga: a chuva que começou a cair forte meia hora antes da largada.
Melhor para o #7, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria ‘Pechito’ López, à frente do #8 (Kazuki Nakajima/Brandon Hartley/Sebastien Buemi), limitado por problemas eletrônicos. Depois de largar da pole, o Rebellion R13-Gibson de Bruno Senna, Norman Nato e Gustavo Menezes concluiu a prova em terceiro.
Ao todo, foram quatro intervenções do safety car, provocadas inclusive pela piora das condições de pista, na metade da prova. Já na reta final, um susto, com o forte acidente do Alpine-Gibson LMP2 da Signatech, time que tem André Negrão como um de seus pilotos. Na Blanchimont, Thomas Laurent acabou tocado por outro protótipo, perdeu o controle e atravessou a pista, chegando a capotar antes de parar sobre as quatro rodas.
Na P2, melhor pela terceira corrida consecutiva para o Oreca-Gibson #22 da United Autosports, de Zak Brown. Filipe Albuquerque, Paul di Resta e Phil Hanson (quarta posição geral). Os trios da Cool Racing (Lapierre/Borga/Coigny) e Racing for Netherlands (Van der Garde/Van Uitert/Van Eerd) completaram o pódio da classe.
GTE Pro e GTE Am
Conhecida pelo bom rendimento dos 911 com pista molhada, a Porsche interrompeu a sequência vitoriosa da Aston Martin na GTE Pro. Michael Christensen e Kevin Estre levarem o 911 RSR #92 à vitória, superando a Vantage #95 dos líderes do campeonato Marco Sorensen e Nicki Thiim e a #97, de Maxime Martin e Alex Lynn.
Já na GTE Am, melhor para a Ferrari 488 GTE da AF Corse com Emmanuel Collard, François Perrodo e Nicklas Nielsen. O 911 RSR #57 de Felipe Fraga, Jeroen Bleekemolen e Ben Keating ficou com a sexta posição. Já o Vantage #98 de Augusto Farfus, Ross Gunn e Paul dalla Lana concluiu a prova em nono na categoria.
Mundial de Endurance FIA WEC
6h de Spa-Francorchamps
Siga o Racemotor no: