Turismo Nacional inicia nova era em Interlagos
O campeonato mais competitivo e equilibrado do automobilismo brasileiro abre neste fim de semana em Interlagos uma nova era. O Turismo Nacional inicia sua sexta temporada agora como parte do pacote de categorias da Vicar, ao lado de Stock Car e Stock Light. Ganha visibilidade ainda maior e a condição de porta de entrada para as séries disputadas com os motores V8. Mas mantém a filosofia que, nos últimos anos, garantiu média de 70 carros por etapa nas classes Super, 1A, 1B e Sênior.
A principal novidade técnica já havia sido anunciada antes da parceria com a Vicar: o uso de rodas aro 15 (Scorro) e pneus semi-slick. Uma combinação que vai baixar os tempos de volta sem impacto excessivo nos custos. O formato do final de semana se mantém: quatro corridas por categoria, com inversões sucessivas de grid nas provas 2, 3 e 4 – o número de posições depende do décimo de segundo da última volta do décimo colocado.
A variedade de marcas e modelos se mantém. Todos desenvolvidos de forma independente pelos preparadores, com motorizações 1.600cc diferentes, equalizados com sucesso para garantir o equilíbrio que é marca registrada do Turismo Nacional. VW Gol e Up; Fiat Mobi, Uno e Argo; Toyota Etios e Yaris; Ford Ka; GM Onix e New Onix; Peugeot 208, Renault Sandero e Kwid e Citroën C3 (literalmente) batem rodas em corridas intensas e seguidas, com 20 minutos de duração, mais uma volta.
Variedade também entre os pilotos. Os grids são uma mescla de nomes consagrados das categorias de turismo com outros vindos das competições de velocidade – especialmente catarinenses e paranaenses -; e jovens que dão os primeiros passos em suas carreiras.
Programação
Os carros ganham a pista de Interlagos pela primeira vez nesta sexta-feira (14), para uma sessão de treinos livres por classe, seguida pela qualificação, às 16h40 (15 minutos para A/B, seguidos de mais 15 para a Super). No domingo a primeira largada (1A/1B) acontece às 8h05, seguida pela corrida 2. Às 9h20 é a vez da Super, para suas duas primeiras provas. Às 15h10 a programação é retomada, no mesmo esquema.
Siga o Racemotor no: