UTVs híbridos da Giaffone superam primeiro desafio e vão encarar o Sertões

Ver um trabalho de desenvolvimento de meses interrompido a quilômetros do primeiro destino, quando um acidente com o caminhão de transporte mandou as máquinas ao chão. Foi o risco corrido pelo projeto da Giaffone Racing em parceria com a CBMM que gerou a criação do primeiro UTV híbrido do planeta, o EXO NB-Hybrid. Felizmente, apenas risco, já que o trabalho do time comandado por Zequinha Giaffone – uma força-tarefa em tempo integral que contou até mesmo com a ajuda dos rivais – recuperou dois dos três veículos inscritos – o que não conta com a ajuda da propulsão elétrica teve danos que impediriam o reparo no Rio Grande do Norte.

Rafael Cassol/Minae Miyauti e Fred Macedo/Nick Macedo vão acelerar o projeto brasileiro, com mecânica Suzuki Hayabusa 1.300cc. Complementada por uma unidade elétrica desenvolvida por outra empresa brasileira, a Weg. O motor elétrico é colocado junto ao eixo dianteiro e é o responsável pela tração nas rodas da frente. As baterias estão sob os bancos. Outra novidade é o uso do Nióbio para reforçar o chassi em aço. O que garante resistência ainda maior à estrutura com menor peso (estimado em 10%). O projeto prevê ainda o desenvolvimento de um UTV 100% elétrico para os próximos anos.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais