Verstappen de novo na frente na Áustria. Norris surpreende e Mercedes recua
Segundo fim de semana da F-1 no Red Bull Ring e segunda pole de Max Verstappen. Como fez no GP da Styria, o holandês e a Red Bull foram os mais rápidos da qualificação para o GP da Áustria, nona etapa do Mundial 2021. Desta vez por pouco, e à frente de um adversário inesperado. A volta em 1min03s720 foi apenas 0s048 melhor que a de Lando Norris. O inglês levou a McLaren de volta a uma primeira fila depois de nove anos. Para a Mercedes, a qualificação foi desastrosa considerando a disputa pelos títulos. Lewis Hamilton fecha a segunda fila, atrás ainda de Sergio Perez (Red Bull) e Valtteri Bottas abre a terceira.
Apoiado por uma numerosa e ruidosa torcida laranja (a capacidade de público foi aumentada para o fim de semana), Verstappen dominou também as duas primeiras fases da qualificação. No Q2, repetiu a estratégia de marcar a melhor volta com pneus médios, que vai usar em seu primeiro stint. Norris já havia mostrado força no Q1. A primeira parte do treino deixou fora Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) – Antonio Giovinazzi voltou a avançar –, e principalmente Esteban Ocon (Alpine).
Hamilton e Bottas escoltaram Max Verstappen no Q2, marcado pelo ótimo resultado de George Russell e a Williams. Mesmo com os pneus médios, o inglês avançou pela primeira vez ao Q3. E garantiu a oitava posição no grid. Fernando Alonso (Alpine) teve a chance de voltar às cinco primeiras filas comprometida ao O alemão foi punido com a perda de três posições no grid (de oitavo para 11º). As duas Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc; e Daniel Ricciardo (McLaren) também ficaram fora do top-10.
Sainz e Bottas também foram chamados a se explicar aos comissários por supostamente atrapalhar voltas de adversários, mas não foram punidos.
Siga o Racemotor no: