Vettel desclassificado do GP da Hungria. Sainz herda o pódio na F-1

Não durou muito a alegria de Sebastian Vettel com o que seria seu segundo pódio na F-1 2021 com a Aston Martin. O alemão foi desclassificado do GP da Hungria e perdeu o segundo lugar na vistoria técnica. Os comissários não conseguiram retirar do carro o litro de combustível exigido pelo regulamento, usado para analisar a regularidade da gasolina de cada carro. Com isso, Lewis Hamilton passou a ser o segundo; Carlos Sainz o terceiro e todos os que vieram a seguir subiram uma punição. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), 11º na bandeirada, passou a pontuar.

Vettel encostou o carro durante a volta da consagração e retornou aos boxes a pé. Ainda percorreu bons metros após a bandeirada, o que pode ter custado a quantidade de gasolina necessária no tanque para atender ao regulamento. Ao noticiar a desclassificação, a Aston Martin não revelou se tinha noção do problema e se orientou o alemão a parar tão logo cruzasse a linha. Também não deixou claro se os sensores apresentaram alguma falha que impediu identificar o risco de pane seca. O tetracampeão cruzou a linha 0s9 à frente de Hamilton, mas tinha alguma folga para Sainz, que era o quarto. Ainda que obrigado a tirar o pé, teria garantido um lugar no pódio. A equipe recorreu da decisão, com o argumento de que é possível tirar do tanque o volume exigido.

Com as mudanças no resultado, Hamilton chegou aos 195 pontos, contra 187 de Max Verstappen (que subiu para nono).

Outras punições

Valtteri Bottas (Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin) foram punidos com a perda de cinco posições no grid do GP da Bélgica por responsabilidade nos acidentes da largada. O finlandês atingiu Lando Norris (McLaren) na primeira freada, o que iniciou um strike envolvendo também os dois carros da Red Bull. Pouco à frente, o canadense acertou a Ferrari de Charles Leclerc, que também abandonou.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais