WRC finalmente retorna com prova inédita na Estônia
O campeonato FIA que mais avançou sua temporada antes da pausa pela pandemia também foi o que mais demorou a retornar. A partir desta sexta-feira (4), finalmente o Mundial de Rally (WRC) volta à ativa, com a quarta etapa do ano: o Rally da Estônia.
Uma prova inédita, que integra o calendário para compensar os diversos cancelamentos (Argentina, Chile, Portugal, Nova Zelândia, Japão, Finlândia, Alemanha, Rally Safari/Quênia e Rally GB/País de Gales. E que dá, aos campeões mundiais Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 NG WRC) a chance de correr em casa.
Não apenas eles, no entanto, conhecem a competição. Toyota (defendida por Tanak na campanha do título) e Hyundai tem disputado as últimas edições, como preparação. O percurso é bastante semelhante aos encontrados na Finlândia – estradas de terra bastante lisas e muito rápidas, com médias horárias chegando aos 130km/h nas especiais.
São 60 duplas inscritas – a prova também vale para o WRC2 (R5 oficial) e o WRC3 (R5 privado) e JWRC (Mundial Júnior). A Hyundai, além de Tanak/Jarveoja e de Thierry Neuville/Nicholas Gilsoul, aposta no irlandês Craig Breen, de bom retrospecto neste tipo de piso. E alinha um quarto i20 para o francês Pierre-Louis Loubet (filho de Yves, piloto oficial Lancia nos anos 1990), integrante de seu programa de talentos.
A Toyota mantém as duplas habituais – Sebastien Ogier/Julien Ingrassia; Elfyn Evans/Scott Martin e Kalle Rovanpera/Jönne Halttunen. Com o quarto Yaris WRC para o japonês Takamoto Katsuta. A Ford M-Sport vai de Esapekka Lappi/Janne Ferm e Teemu Sunninen/Jarmo Lehtinen. E dois Fiesta privados competem na classe principal com Gëorg Gross/Raigo Molder (Estônia) e Kimmo Kurkela/Reeta Hämäläinen.
Pandemia
O diretor da prova é mais um estoniano com experiência no Mundial: Urmo Aava, que defendeu a Suzuki na categoria Super 1600. Para evitar riscos de transmissão da Covid-19, apenas 16 mil espectadores terão acesso às especiais – a prova será mostrada ao vivo para todo o país. Ao todo serão 17 estágios cronometrados (237,4km) nos três dias de prova, com base na cidade de Tartu.
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