Zéphyr: um UTV anabolizado para encarar o Rally Dakar

A PH Sport é uma das mais tradicionais equipes do rally de velocidade na Europa. Nos últimos anos, a ligação do time francês com Peugeot levou a estrutura a apostar também nas provas de rally cross-country. Inicialmente com o buggy 3008 DKR herdado da casa do leão. Agora, os comandados por Bernard Piallat resolveram desenvolver uma preparação especial para o UTV mais usado nas provas de longa duração: o Can-Am X3.

O trabalho levou ao surgimento do Zéphyr, que mantém apenas a motorização de série para obedecer ao regulamento da classe T3 FIA. O chassi tubular ganha o revestimento de uma carroceria em fibra de carbono; o tanque de combustível tem capacidade de 130 litros. Os amortecedores são os também franceses BOS com regulagens de três vias e uma ECU Motec assegura a aquisição de dados e seu monitoramento. A largura total foi ampliada para 2,1m. Com bancos também em carbono, o peso se mantém nos 900kg. Rodas nos aros 14 ou 15 (de acordo com o desafio) calçadas com pneus BF Goodrich completam o pacote.

A expectativa da PH é de que, em trechos mais travados, o Zéphyr rivalize com os T1 (os protótipos mais potentes), apesar do custo de operação inferior. No próximo Dakar, a empresa vai oferecer um pacote ‘arrive and drive’, com manutenção e logística incluídos. O modelo também será vendido para quem optar pelo próprio esquema nas competições.

“Investimos todo o nosso conhecimento na produção do Zéphyr, o UTV mais avançado disponível hoje. É econômico, confiável e é uma ótima alternativa para os T1”, garante Piallat. Os primeiros 20 já têm donos ou locatários.

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