As mudanças na F-1 para a 2019 detalhadas em vídeo

Não deve ser fácil estar na pele de Ross Brawn, encarregado pela Liberty Media de conceber as mudanças nas regras da Fórmula 1 para aumentar a disputa e o espetáculo. Além de enfrentar a resistência das equipes que estão à frente, muitas das soluções imaginadas em simulações e estudos não se confirmam na prática, ou acabam dribladas pela criatividade dos projetistas, preocupados em extrair até o último ponto na escala da eficiência aerodinâmica.

Pois dois anos depois de adotar o pacote de regras atual, com os pneus mais largos e as asas traseiras mais baixas, a temporada 2019 vai marcar um recuo. Ainda em busca de uma solução para diminuir a turbulência na aproximação de quem vai à frente, uma das medidas anunciadas foi a “limpeza” do aerofólio dianteiro dos pequenos defletores e perfis auxiliares – a largura passa dos atuais 1.800mm para 2.000mm, o que significa que a asa esconderá os pneus. E o componente ainda ganha 2,5 cm em extensão. Na traseira, a asa fica mais alta e mais larga novamente. Outro ponto em que o Grupo de Trabalho Técnico (TWG) da categoria mexeu foi nos defletores laterais à frente das tomadas de ar. O DRS também recebe ajustes para ficar ainda mais potente e reduzir o arrasto nas retas em 25%.

Tudo explicado em um vídeo preparado pela própria categoria valendo-se do trabalho do craque Giorgio Piola, principal referência em análises técnicas no circo. Tudo bem que a narração está em inglês e com um jeito de vídeo de instruções de segurança em avião, mas é possível compreender o que muda sem dificuldades. O tweet, aliás, fala em “disputas mais próximas e mais ultrapassagens”, mas a experiência ensina a encarar a promessa com cautela antes de esperar por GPs mais movimentados.

Closer racing. More overtaking.

Take a look at the rule changes coming for the 2019 #F1 season#F1sToWatch pic.twitter.com/Qfdd2AZmKK— Formula 1 (@F1) 27 de dezembro de 2018

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais